Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Zap Chame atende vítimas de violência doméstica e familiar 24h por dia

Zap Chame atende vítimas de violência doméstica e familiar 24h por dia

Zap Chame – Foto: Platão Arantes

O serviço de mensagens instantâneas ZAP Chame, que atende pelo número 95-98402-0502, funciona 24h por dia. Essa ferramenta foi criada pela Assembleia Legislativa de Roraima para orientar de maneira urgente pessoas que estejam sofrendo violência doméstica e familiar.

O atendimento é feito por técnicos devidamente treinados para realizar essa assistência à população, estando prontos para receber as mensagens e responder, explicando à pessoa qual órgão deve recorrer para buscar ajuda. A ação rápida do ZAp Chame pode, inclusive, evitar crimes como o feminicídio, já que orienta a mulher a buscar ajuda.

A coordenadora do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), deputada Lenir Rodrigues (PPS) explicou que o ZAP Chame é uma ferramenta que abre as portas do atendimento em diversos setores, onde a vítima pode ser ajudada. Segundo ela, “por meio desse serviço oferecido pela Assembleia Legislativa, são fornecidas informações necessárias para que a pessoa saiba como buscar a Delegacia da Mulher, o próprio Chame, o Juizado da Violência Doméstica e Familiar, a Defensoria Pública, a Promotoria de Justiça, ou seja, oferecemos caminhos para que a pessoa inicie esse processo”, disse.

ZAP Chame

Surgiu por meio de um Projeto de Resolução Legislativa, de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e Lenir Rodrigues. A ferramenta já existe em outros estados e segundo a deputada Lenir, foi verificado que em Roraima também seria necessário esse serviço.

A ferramenta de mensagens instantâneas funciona há dez meses e nesse período mais de 200 atendimentos já foram realizados, incluindo situações de violências psicológica, física, moral, patrimonial e sexual.

Para tirar as dúvidas e buscar orientações, mulheres em situação de risco de violência doméstica e familiar ou pessoas que conhecem quem passa por essa situação, podem mandar mensagem para o ZAP Chame (95-98402-0502), a qualquer hora do dia e serão atendidos.

Shirleide Vasconcelos

 

Deixe uma resposta