Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | XXVII Concurso de Fanfarras e II Festival de Bandas Marciais coemça nesta segunda-feira

XXVII Concurso de Fanfarras e II Festival de Bandas Marciais coemça nesta segunda-feira

Concurso será realizado no ginásio do Sesc - Foto: ArquivoO governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação e da Cultura, realiza nos dias 1º e 02 de dezembro, o XXVII Concurso de Fanfarras Escolares e II Festival de Bandas Marciais. O evento é gratuito e acontece a partir das 19h, no ginásio do Sesc  Mecejana.

Durante dois dias, 19 escolas, sendo 17 de Boa Vista e duas do interior do Estado, apresentam o trabalho de iniciação musical desenvolvido ao longo do ano. A competição acontece em três categorias: fanfarras de percussão, fanfarras de sopro e bandas marciais.

Os grupos terão até 20 minutos para as apresentações e serão avaliados nos quesitos cadência, harmonia, alinhamento, alegoria, evolução, criatividade e conjunto. O júri técnico é composto por músicos da banda de música da Brigada de Infantaria de Selva (BIS).

Além das categorias, também serão premiados melhor regente, melhor baliza, corpo coreográfico, linha de frente e mor.

?Esse evento é de extrema importância porque, além do cunho social desenvolvido nas escolas através da música, é uma forma do governo apoiar a formação artísticas dos alunos e incentivar a nossa cultura?, disse Onésimo Cruz, secretário adjunto da Cultura

Valorização 

O incentivo governamental às bandas de fanfarras escolares iniciou em 2010, quando o Governo de Roraima, por meio da PM, promoveu o primeiro curso de formação para regentes de fanfarras. Após a qualificação, em uma ação inédita, o governo formalizou a contratação de 21 regentes, que antes atuavam de forma voluntária nas escolas estaduais.

Em novembro de 2011, foi sancionada a lei nº 827, que instituiu a Semana Cultural das Fanfarras e Bandas no Estado de Roraima, firmando a realização do concurso de fanfarras no calendário anual de ações do governo do Estado.

 

 

Deixe uma resposta