Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Visita Antecipada ocorre duas vezes por semana na maternidade

Visita Antecipada ocorre duas vezes por semana na maternidade

As gestantes e seus acompanhantes são recebidos no auditório da instituição - Foto: Ascom/SesauAs visitas programadas, realizadas pela futura mãe e pelo acompanhante de sua livre escolha ao HMI, ocorrem duas vezes por semana e devem ser agendadas por telefone na Direção de Ensino e Pesquisa da unidade (95-4009-4916). Durante o agendamento, as gestantes são informadas que devem portar o cartão de pré-natal e a carteira de identidade durante a visitação.

As gestantes e seus acompanhantes são recebidos no auditório da instituição, às quartas e sextas-feiras pela manhã, e realizam um passeio pelas principais dependências da unidade acompanhados por um funcionário da uniade. A visita abrange setores como a sala da direção-geral, a Ouvidoria, recepções, sala de acolhimento, salas de parto normal, Banco de Leite Humano, sala de vacina e ala de acolhimento conjunto. Durante o passeio, as dúvidas relacionadas ao funcionamento da instituição são esclarecidas por profissionais capacitados.

Ao passarem pelas salas de parto normal (PPP), as gestantes e seus acompanhantes conhecem os instrumentos e materiais utilizados para a redução não farmacológica da dor durante o parto, bem como recebem instruções sobre posições de parto e procedimentos relacionados a ele. Ainda no decorrer da visita, ao chegarem à recepção da unidade, as futuras mães podem aproveitar para realizar o cadastro prévio, de forma que no momento da internação para o parto a parturiente já esteja cadastrada e não precise se delongar preenchendo os requisitos burocráticos.

Após a visita aos setores da instituição, os visitantes são novamente encaminhados ao auditório onde assistem à duas palestras: a primeira sobre a importância do aleitamento materno e a segunda sobre técnicas de redução da ansiedade durante o parto, ambas proferidas por profissionais odontólogos e psicólogos da instituição, respectivamente.

Com o término das palestras, abre-se uma roda de conversa para o esclarecimento de dúvidas e cada gestante recebe um fôlder informativo da instituição, contendo todos os telefones úteis e informações normativas da unidade. Durante este momento as gestantes e seus familiares relatam informalmente suas percepções sobre a unidade, comentam se suas dúvidas foram realmente esclarecidas, se o contato com a equipe de profissionais reduziu o nível de ansiedade e se a visita proporcionou maior segurança para esperar o momento do parto com mais tranquilidade.

Por fim, cada cartão de pré-natal é carimbado com a logomarca do projeto contendo a data de realização da visita, com intuito de informar para as unidades de Atenção Básica de Saúde quais as gestantes que já participaram da visita.

 

Deixe uma resposta