Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Visita ampliada: Maternidade investe em sistema de acolhimento

Visita ampliada: Maternidade investe em sistema de acolhimento

Os visitantes têm acesso aos leitos por sete horas durante todos os dias - Foto: Ascom/SesauDentre as inúmeras ações realizadas pelo Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) que aprimoraram o acolhimento na Unidade, acontece desde 2010 a “Visita Ampliada”. Com isso, os visitantes têm acesso aos leitos ao longo de sete horas durante todos os dias, inclusive finais de semana e feriado. Antes, o horário de visita se limitava apenas uma hora.

 

O projeto é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), cujo objetivo é a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde. Assim, o horário de visitas não se restringe apenas uma parte da manhã ou da tarde, mas as portas da unidade estão abertas das 10h às 17h. “Isso dá mais tranquilidade às pacientes e familiares”, afirmou a diretora-geral do HMI, Ana Carolina Brito.

De acordo com a diretora, a medida representa um ganho para o usuário do Sistema Único de Saúde, uma vez que oferece liberdade no horário de visita. “Quando uma pessoa fica doente e é internada em uma unidade de tratamento ela perde parte ou toda a capacidade de se reencontrar. Tudo o que, vindo do exterior possa remeter a este lugar do íntimo familiar, pode ajudar na sua recuperação”, informou.

Outros instrumentos que a unidade dispõe para a segurança dos pacientes e controlar a entrada de visitantes são o protocolo de identificação dos acompanhantes. A unidade também tem buscado reforçar, cada vez mais, o controle de entrada e saída de acompanhantes, sempre por meio de apresentação de documento com foto, para facilitar o controle. A visita é um por vez.

Também existem câmeras de segurança nos corredores da unidade e registram a entrada e saída dos usuários. Ana aproveitou para esclarecer o episódio que ocorreu na semana passada envolvendo uma senhora e um bebê. “Estamos satisfeitos com a segurança e a atuação rápida dos profissionais da unidade. “Nós, não vislumbramos falhas na segurança, visto que a acusada estava acompanhando a mãe da criança, e a ação da polícia só foi possível, porque a direção do HMI acionou a delegacia de imediato”, esclareceu a diretora.

 

 

 

Deixe uma resposta