Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Violência contra Idosos: palestra sobre enfrentamento será ministrada nesta sexta-feira

Violência contra Idosos: palestra sobre enfrentamento será ministrada nesta sexta-feira

A ação pretende sensibilizar além dos idosos, a população em geral, afinal naturalmente todas as pessoas poderão chegar a melhor idade - Foto: Ascom/SeasuDando continuidade às ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde, nesta quinta-feira, 12, a partir das 9h, acontece uma palestra alertando os idosos contra as formas de violência. O encontro ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro São Pedro.

A psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Mária Cruz ministrará sobre o tema: Enfrentamento a violência contra a pessoa idosa. Durante a palestra será abordado os tipos mais frequentes de violências a que são acometidos. “Não só a física, mas a violência moral, psicológica e financeira também é realidade contra esse grupo”, lamenta a psicóloga.

Será abordado também sobre a forma de combate a estes tipos de agressões. Mária explica que por desconhecerem onde procurar ajuda, muitas pessoas idosas passam anos submetidas a algum tipo de violência. “Não só por falta de conhecimento, mas também por medo ou culpa, já que os agressores geralmente são membros da própria família”, enfatizou.

A psicóloga reforça que todas as formas de violência devem ser denunciadas. Entre os locais que podem ser utilizados como canais de informação estão: Delegacia de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que ampliou o serviço do Disque 100 e agora oferece o Disque 180. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada.

As ações da semana de conscientização têm a finalidade de sensibilizar a população, no sentido de prevenir e combater à violência contra os idosos. “Pretendemos, sensibilizar além dos idosos, a população em geral, afinal naturalmente todas as pessoas poderão chegar a melhor idade”, lembrou Mária.

Parcerias

As atividades da semana serão desenvolvidas em parceria com Secretaria de Trabalho e Bem- Estar Social (Setrabes), Conselho Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIRR), Senac, Sesc, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Chame e outras entidades. 

 

 

 

Deixe uma resposta