Sex, 16 de Outubro de 2009 09:55    | Imprimir |
Coluna Arbitragem: Os leigos são os árbitros - Valter Ferreira Mariano

Neste fim de semana, aproveitando uma folga na escala, fui ao estádio de futebol, claro para assistir um bom jogo e de quebra observar meus companheiros de arbitragem.

Pelo meu posicionamento na arquibancada, tive o prazer de acompanhar o excelente trabalho do árbitro assistente nº. 02, ou seja, do bandeirinha (como é rotulado pela sociedade futebolística) e pouco mais de longe dos demais membros da  equipe de arbitragem, que na minha modesta opinião foi muito bem.

O jogo em si foi... Como posso dizer, sem muita técnica, muita vontade e claro, muita reclamação. O desempenho dos jogadores passou a ser algo de segundo plano, o importante era observar atentamente os meus companheiros de arbitragem, principalmente o assistente que corria paralelamente na linha lateral,  este elogiado com inúmeros adjetivos em todas suas ações contra a equipe dona da casa.

Bem, vou colocar somente uma frase deferida de um torcedor que estava do meu lado “bandeirinha... você esta louco! O cara recebeu a bola sozinho seu... volta pra escolinha, seu burro !!! Porém, este lance, o atacante recebeu a bola diretamente de um arremesso lateral, e esta é uma das três situações que não há impedimento (Regra nº11 – Não existirá impedimento se o jogador receber a bola diretamente de um tiro de meta, de um tiro de canto (escanteio) e de um arremesso lateral.). O que comentar a respeito deste torcedor? Claro, nada, para ele o leigo é o bandeirinha.

Pois bem, ao deixar o estádio, percebi como somos cobrados em nossa nobre função e da sua importância dentro do futebol de hoje. Um futebol altamente comercia onde altas cifras são movimentas. Um futebol que exigi cada vez mais a perfeição da arbitragem e assim sendo não tem espaço para árbitros preguiçosos, sem interesse pelos treinamentos, sem a devida atenção para as alterações na regra, sem o devido aprimoramento de suas ações dentro do campo de jogo.

Show de abraços

Aos árbitros Paulo Sérgio da Silveira – PC, Alexandre de Jaguariúna, Luis Fernando Marques, Edson Correa Primo, Luis Carlos Tenório, Ferreira, Dagoberto, Dirceu de Americana, aos observadores Jair Rosa, Tabaco, Emerson e Tadeu, todas da Associação Campineira de Árbitros de Futebol, a minha amiga e coordenadora da Copa Kaizer Sônia, aos árbitros aniversariantes Rodrigo Martins Cintra, Tércio Roberto T. Nogueira, Felippe Cirillo Penteado, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, Rodrigo Guarizo F. Amaral, Pedro Paulo S. de Moura, Flamarion David Volpe, Frederico Breciani Neto, todos da Federação Paulista de Futebol, ao Presidente Wallace Nogueira Rocha da Liga Campineira de Futebol, ao João Antonio Fernandes Neto diretor de arbitragem da ACAF e a todos que fazem deste site ser um show de sucesso na web. Para finalizar mando um show de abraços e pêsames ao meu amigo e árbitro Itamar Angelino pela passagem do seu pai neste último domingo para uma vida melhor. Força amigão...

(*) Valter Ferreira Mariano, residente na cidade de Campinas/SP é árbitro assistente da Federação Paulista de Futebol. Formado pela Escola de Arbitragem jornalista Flávio Iazzetti da Federação Paulista de Futebol em 1996/1997 e pela Escola Arbitragem Marco Antônio Ribeiro, entidade ligada a Associação Campineira dos Árbitros de Futebol – ACAF, em 1996. Colunista de arbitragem, onde escreve sobre a dinâmica de arbitrar uma partida, seus conceitos e ética, suas leis e principalmente do espírito deste esporte chamado futebol. Email: colunadearbitragem@gmail.com

Comentar

Código de segurança
atualizar

Últimas Notícias

Quarta, 08 Fevereiro 2012 15:21
Acessos 35
Quarta, 08 Fevereiro 2012 15:19
Acessos 39
Quarta, 08 Fevereiro 2012 15:17
Acessos 44
Quarta, 08 Fevereiro 2012 15:12
Acessos 50