Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Unidades de saúde são abastecidas diariamente com medicamentos

Unidades de saúde são abastecidas diariamente com medicamentos

Nova SAF agilizou a distribuição - Foto: Fernando TeixeiraPara elevar a qualidade do serviço de distribuição de medicamentos, materiais médico-hospitalares, insumos laboratoriais e odontológicos da rede básica de saúde do município, a Prefeitura inaugurou em junho deste ano, a Superintendência da Assistência Farmacêutica (SAF). Cerca de 40 unidades são abastecidas pela Superintendência, entre elas o Hospital da Criança Santo Antônio, Samu, Centro de Atenção Psicossocial e o Cernutri.

A SAF faz diariamente ações de planejamento, recebimento, armazenamento, controle de estoque e distribuição de medicamentos e materiais de saúde para as farmácias do hospital da Criança, unidades básicas e também especializadas.

A distribuição dos remédios é feita de acordo com a demanda de cada unidade de saúde, baseada nos atendimentos aos usuários. “Esse sistema permite o monitoramento do estoque de medicamentos, fazendo com que as unidades sejam abastecidas antes que o remédio falte” explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

O serviço de seleção de medicamentos segue critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, instituída em Diário Oficial.

Os materiais médico-hospitalares são encaminhados por meio de pedidos realizados pelas unidades de saúde. Fraldas, sondas entre outros utilizados pela atenção básica são distribuídos mediante cadastro e relatório emitido pelas unidades. Já os consultórios odontológicos são atendidos mediante pedidos mensais realizados pelos farmacêutico-bioquímicos e odontólogos.

“A SAF representa mais segurança e organização para as ações de saúde, garantindo assim que a população tenha o acesso contínuo e humanizado aos medicamentos e insumos necessários, desde a prevenção até o tratamento de doenças”, disse a prefeita, Teresa Surita.

 

 

 

Deixe uma resposta