Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | UFRR realiza Semana da Consciência Negra

UFRR realiza Semana da Consciência Negra

Joseper Handerson - Foto: Divulgação

Joseper Handerson – Foto: Divulgação

De 18 a 21 de novembro, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove a VI Semana da Consciência Negra, no campus Paricarana. O evento é uma iniciativa do Programa de Extensão da Capoeira, Coordenação da Cultura (CCult/DIREX/PRAE), Instituto de Antropologia (INAN) e Coordenação do Curso de Relações Internacionais, com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RR).

O evento representa a afirmação do apoio, incentivo e valorização de todas as formas e manifestações culturais do povo brasileiro, reconhecendo a contribuição da população negra na construção da nossa identidade nacional.

A programação será gratuita e aberta ao público em geral. Haverá rodas de conversa, palestras, oficinas e apresentações de grupos artísticos de cultura negra popular.

A abertura acontecerá no dia 18 de novembro às 19h30, no Parlatório da UFRR, com apresentações culturais dos projetos Banda Paricarana e Madrigal da UFRR e artistas convidados.

Haverá ainda de 19 a 21 de novembro, o Colóquio Internacional sobre Negritudes, com uma temática bem diversificada. A programação acontecerá nos auditórios do INAN e do CCH. A programação contará ainda com exibições de filmes, por meio do Programa Cinema ao Meio Dia. As exibições podem ser conferidas de 16 a 20 de novembro, na biblioteca Central da UFRR.

Inscrições

Os interessados em realizar inscrição como ouvinte no Colóquio Internacional sobre Negritudes, podem efetivar até o dia 18 de novembro, pelas seguintes alternativas:

– Direção do INAN; Coordenação de Cultura (sala 417/Bloco IV) ou por meio do e-mail: cultura@ufrr.br. É necessário informar o nome completo, e-mail e telefones de contatos.

Confira programação completa

19 a 21/11 – Colóquio Internacional sobre Negritudes

19/11 – Abertura: Conferência com Joseper Handerson (UNIFAP) sobre Migração haitiana no Brasil – 20h – Auditório do CCH/UFRR;

20/11- Roda de conversa com os estudantes africanos da UFRR – 15 h – Auditório do INAN/UFRR;

20/11- Roda de percussão – 18 h – Auditório do INAN/UFRR;

20/11- Mesa redonda sobre matrizes religiosas afro-brasileiras – 20 h – Auditório do INAN/UFRR; Participantes: Edgar Rodrigues Barbosa Neto, UFMG; representante de casas de umbanda de Roraima e representante de casas de camdomblé;

21/11- Mesa coreográfica sobre dança popular afrovenezuelana (gaita de tambora) com Hary Salgado – 9 h – Auditório do INAN/UFRR;

16 a 21/11 – Cinema ao meio dia – Biblioteca Central da UFRR

 

Deixe uma resposta