Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Uerr realiza evento esportivo na fronteira

Uerr realiza evento esportivo na fronteira

A Universidade Estadual de Roraima, através do curso de Extensão Português para Estrangeiros realiza nesse domingo, 29 a “Copa PLE”. A atividade organizada por professores e acadêmicos de Letras do Campus de Pacaraima acontecerá na quadra da Comunidade Indígena Manakri, em Santa Elena de Uairén – Venezuela, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A atividade é realizada devido o encerramento do semestre letivo 2014.1, e alusivo à copa do mundo no Brasil.

A “Copa PLE” será disputada pelos cursistas das cinco turmas do curso, na categoria futebol masculino e feminino. Durante o evento haverá escolha da garota e do garoto PLE 2014 que receberão prêmio surpresa, haverá ainda um quiz, jogo de perguntas e respostas sobre o Brasil na copa do mundo da FIFA, além disso, a torcida organizada de cada equipe será avaliada. O grupo vencedor do quiz ganhará um kit de estudo de português, com dicionário, gramática e livro literário. Os jurados serão professores da UERR lotados no Campus de Pacaraima.

Os objetivos da atividade são motivar os acadêmicos para seguirem no curso, incentivar o esporte, inserir os acadêmicos do PLE na cultura brasileira e estreitar laços com os vizinhos venezuelanos por meio do futebol. A “Copa PLE” estará composta por mais de 120 estrangeiros, vestindo verde e amarelo, e torcendo pelo Brasil.

PLE 

Atualmente o curso de extensão está constituído de cinco turmas e mais de 120 alunos, venezuelanos, colombianos e peruanos que residem na fronteira. A cada encerramento de semestre o curso organiza eventos de natureza cultural e pedagógica como gincana, arraial, encontro cultural latino americano e agora é a vez do futebol, em clima de Copa do Mundo.

O curso da Pró Reitoria de Extensão oferece vagas de monitoria a estudantes de letras que passam por uma seleção para serem monitores. A certificação como estágio e como horas complementares para os acadêmicos. Todas as aulas são planejadas juntamente com a coordenadora do projeto, professora Cora Gonzalo, no Campus de Pacaraima.

Para a acadêmica monitora Rebeca Lima, do 6º semestre de letras, “o contato com os alunos de outra língua, nos mostra outro desafio, ensinar português como segunda língua. É uma grande experiência de ensino, vi o significado de ser professor dentro da formação de licenciatura, que possivelmente antes seria alheio”, demonstrando sua visão acerca do ensino de língua portuguesa para estrangeiros. Sobre a Copa PLE, Rebeca falou que “os alunos estão bem empolgados, já que a atividade envolve inúmeras situações”.

 

Deixe uma resposta