Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Tráfego na RR-325 foi liberado no final da tarde desta quinta-feira

Tráfego na RR-325 foi liberado no final da tarde desta quinta-feira

O trânsito na RR-325, que estava bloqueada por manifestantes, entre eles índios da etnia Ianomâmi, há quatro dias, na região de Sumaúma, foi liberado às 17h, desta quinta-feira, 10.

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, a situação foi resolvida de forma pacífica, por meio de negociação, com a participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) e da Polícia Militar (PM).

Uma equipe do DEIT se deslocou para o município de Mucajaí, na manhã desta quinta-feira, acompanhada de policiais militares, com o propósito de negociar o fim do bloqueio e a liberação do tráfego na rodovia, além de ouvir as reivindicações do grupo formado por colonos da região e por índios da comunidade Sikamabiu.

Segundo o diretor do DEIT, as negociações transcorreram pacificamente e a Secretaria de Infraestrutura assumiu o compromisso de iniciar já nos próximos 15 dias serviços emergenciais de reparos na estrutura das pontes de madeira localizadas na vicinal tronco, que dá acesso à comunidade indígena.   

Além disso, na próxima quarta-feira (16), um técnico do DEIT retornará à região, para fazer levantamento sobre a situação de algumas estradas vicinais de Sumaúma, a fim de elaborar projetos básicos para realização de obras de recuperação dessas vias.

Ele ressalta que os serviços a serem feitos de forma imediata têm caráter emergencial e, com base nas demandas apresentadas pelos colonos e pelos indígenas, serão iniciados procedimentos para abertura de processos de licitação, com a finalidade de realizar obras de reconstrução das pontes e de recuperação das vicinais.

 

Deixe uma resposta