Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Trabalhador poderá contar com Centro de Referência em Saúde

Trabalhador poderá contar com Centro de Referência em Saúde

As novas instalações foram inauguradas nesta terça-feira - Foto: Andreza MariotO Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) passará a oferecer serviços em Boa Vista. A implantação aconteceu nesta terça-feira, 1º, com a presença da prefeita Teresa Surita, o senador Romero Jucá e secretários municipais. Os trabalhadores urbanos e rurais, de todas as áreas, serão atendidos na prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Haverá ainda cursos de capacitação e elaboração de material educativo e apoio às equipes de saúde da família. “O Cerest é um centro de atenção integral à saúde de todo e qualquer trabalhador, onde serão garantidas saúde e segurança. O trabalhador poderá receber orientações e ser encaminhado ao atendimento adequado”, ressaltou a superintendente municipal da vigilância em Saúde, Cíntia Brasil.

“Nós estamos avançando em relação à saúde do nosso município. Hoje estamos inaugurando mais um espaço destinado à promoção da saúde. A partir de agora os trabalhadores terão um local onde poderão buscar informações e ser corretamente orientados. Também vamos atender pessoas de outros municípios”, destacou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

O Centro foi habilitado pela Portaria N° 240 de 29 de dezembro de 2011, mas apenas na atual gestão municipal está sendo implantado em Boa Vista, priorizando e promovendo ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador.

“Essa inauguração de hoje representa a nossa vontade de tirar as pessoas da urgência e emergência, da hospitalização e de diminuir a busca da população pelo serviço de saúde. O Cerest é uma política nova, uma política pioneira de saúde, que a gestão da prefeita Teresa Surita está implantando, onde o trabalhador que apresentar qualquer tipo de doença adquirida no ambiente de trabalho tenha onde ser orientado”, frisou o secretário de Saúde, Marcelo Lopes.

As ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional do Centro serão articuladas aos demais serviços da rede SUS, orientando os trabalhadores e fornecendo retaguarda às práticas nos serviços de saúde, de forma que os agravos relacionados ao trabalho possam ser identificados e atendidos em todos os níveis de atenção, de forma integral.

A prefeita destacou ainda a parceria com o senador Romero Jucá. “A presença do senador nas ações do município são importantes porque ele tem buscado muitos recursos junto aos Ministérios para o desenvolvimento de Boa Vista”.

Outros Municípios 

O Cerest foi priorizado na atual gestão municipal. Está localizado na rua Eurides Vasconcelos Rodrigues, N° 562, bairro Jardim Floresta – Próximo a avenida Carlos Pereira de Melo e abrange nove municípios: Boa Vista, Alto Alegre, Amajarí, Pacaraima, Uiramutã, Bonfim, Cantá, Mucajaí e Normandia, priorizando à atenção a saúde do trabalhador.

Novas instalações 

Na ocasião, a Teresa Surita também inaugurou as novas instalações do Laboratório Municipal de Referência em Análises de Água e da Coordenação Municipal de Imunização. Ambos estão funcionando no mesmo prédio do Cerest.

 

 

 

 

Deixe uma resposta