Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Teste do Pezinho: Prefeitura promove ação para alertar sobre importância do exame

Teste do Pezinho: Prefeitura promove ação para alertar sobre importância do exame

A ação conta com várias atividades - Foto: DivulgaçãoPara celebrar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado no dia 6 deste mês, a Prefeitura de Boa Vista promove um ação para alertar os pais sobre a importância do exame. A programação inicia nesta quinta-feira, 5, a partir das 8h30, no centro de saúde Lupércio Lima, no bairro Pintolândia e segue na sexta-feira, 6, durante todo o dia nas unidades que fazem coleta do teste do pezinho.

 

“As mães geralmente ficam com o coração na mão quando tem que levar seus filhos para o exame, mas vale lembrar que ele é muito importante e pode salvar a vida do bebê, além de garantir a sua qualidade de vida”, ressaltou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

A ação conta com palestras educativas para gestantes, orientação sobre a saúde do bebê, além da distribuição de panfletos educativos sobre a temática. A programação é oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as unidades básicas de saúde do município.

“A prefeitura de Boa Vista está intensificando as ações para alertar os pais quanto à importância do exame. O teste do pezinho é gratuito e um direito de todas as crianças”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

Teste 

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial feito nos primeiros dias de vida da criança, é rápido e tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como:

– Hipoparatireoidismo congênito (quando a glândula tireoide não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios),

– Fenilcetonuria (doença do metabolismo),

– Doença falciforme e outras hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue),

– Fibrose Cística (ausência de secreção de enzimas pancreáticas e secreção excessiva de muco nos pulmões),

– Hiperplasia Adrenal Congênita (afeta a produção de enzimas pelas glândulas supra-renais apresentando vários sintomas, inclusive a forma perdedora de sal)

– Deficiência de Biotinidase (afeta o metabolismo e pode levar a incapacidade de absorção de vitamina contida nos alimentos).

Unidades que fazem o teste em Boa Vista:

Centro de saúde Buritis, São Pedro, Centenário, Délio Tupinambá, Silvio Botelho, Asa Branca, São Vicente, Pricumã, Centro de Saúde Lupércio Lima Ferreira, unidade Sayonara Maria Dantas, Jorge André Gurjão Vieira, Casa de Saúde da Família Silvio Leite, Olenka Macellaro, Aygara Motta, Caranã e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

 

 

 

Deixe uma resposta