Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Tabagismo: profissionais de saúde farão conscientização no arraial

Tabagismo: profissionais de saúde farão conscientização no arraial

Os profissionais da CGVS e do DVISA atuarão nas noites do arraial municipal - Foto: Ascom/SesauO mês de junho é marcado pelos festejos juninos, em todo o país, e pensando nas festas que terão nesse período em Roraima, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), planeja ações itinerantes, relacionadas à conscientização sobre doenças não transmissíveis, como tabagismo por exemplo. A primeira ação será realizada a partir do dia 20 de junho, no arraial Boa Vista Junina, no Centro da cidade. A ação continuará até o dia 28 e envolverá profissionais da Coordenação Geral de Vigilância Sanitária (CGVS) e o Departamento de Vigilância Sanitária Estadual (DVISA).

Conforme Erivania da Silva Santana, gerente do Núcleo de Controle de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NCDants), o foco dessa ação é conscientizar pelo menos cinco mil pessoas sobre os malefícios do tabagismo. “No mês passado quando tivemos a passagem do Dia Mundial sem Tabaco, havíamos programado uma ação específica, no entanto, decidimos reformular a ideia e planejar melhor. Por isso surgiu a proposta de aproveitarmos os festejos juninos, para realizar o trabalho, pois teremos um maior número de pessoas nas noites de festa, ambiente ideal para alcançarmos todo o público-alvo”, esclareceu.

Na programação, o Núcleo planeja fazer a distribuição de material educativo incluindo folderes, adesivos e cartazes além de prestar orientações e panfletagem sobre o tabagismo, principalmente sobre os malefícios que o vício pode causar. As ações serão desenvolvidas, com a parceria de uma equipe da Vigilância Sanitária Estadual. “Além dos profissionais da CGVS, fizemos contato e fechamos parceria com a equipe da Vigilância, de forma que teremos, durante as noites de festa vários profissionais envolvidos nesse trabalho de conscientização, e de alerta.Não é a primeira vez que fazemos essas ações, sempre com a intenção de alertar sobre obesidade, violência, e outros temas importantes, como tabagismo que será o foco desse trabalho. ”, complementou.

O Departamento de Vigilância Sanitária Estadual levará uma equipe do Núcleo de Proteção à Saúde do Trabalhador (NPST). Para o gerente fiscal do Núcleo, Pedro Coelho, será um momento importante para falar desse mal que tem feito vítimas em todo o mundo.“Precisamos aproveitar todos os momentos de aglomeração da comunidade para levar toda e qualquer informação sobre os malefícios do fumo e as consequências negativas que o vício pode causar à saúde, por isso, momentos de festa, como o arraial, são oportunidades para alcançar o público-alvo pretendido”, salientou.

Além do trabalho de conscientização, o Departamento pleiteia, junto à Anvisa, a execução de capacitações, ainda em 2014, para profissionais de Boa Vista e dos municípios, sobre as mudanças na lei de fumo e o cumprimento das novas regras.

 

 

Deixe uma resposta