Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Smtran e Projeto Crescer conscientizam para o fim da violência no trânsito

Smtran e Projeto Crescer conscientizam para o fim da violência no trânsito

Dia Mundial em Memória das vítimas de trânsito foi marcado por blitz educativa - Fotos: Marcos Lima

Dia Mundial em Memória das vítimas de trânsito foi marcado por blitz educativa – Fotos: Marcos Lima

Na semana em que se comemora o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e jovens do Projeto Crescer participaram de uma série de ações educativas em diversas partes da cidade. O objetivo era de conscientizar a população quanto aos perigos nas vias públicas. Nesta sexta-feira, 13, o ato ocorreu na Praça do Centro Cívico.

Para se ter uma ideia, somente em 2014 mais de 3 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito dentro da capital, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), analisados pela Smtran. Esses números, somados aos índices dos demais municípios de Roraima soam alarmantes, motivaram a Smtran a fortalecer as ações educativas.

“Durante toda esta semana, nós percorremos diversos pontos da capital, levando essa conscientização, mostrando a importância de conduzir seu veículo com responsabilidade. É um trabalho que não depende apenas do poder público, mas também das pessoas, para que tenham essa consciência”, afirmou Edinalva Freitas, coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito.

blitzeducativa12Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito foi instituído em 1993, no Reino Unido, e é celebrado sempre ao terceiro sábado de novembro. Na ocasião, a proposta é levar a reflexão quanto aos cuidados com o trânsito e reforçar a ideia de valorizar a vida acima de tudo.

Freitas ainda ressalta que os principais agravantes dos acidentes de trânsito ainda são álcool, alta velocidade, falta de cinto de segurança e uso do aparelho celular enquanto se dirige. Nas ações educativas foram entregues panfletos contendo orientações quanto a esses elementos, que se observados, pode evitar que mais vidas se percam com a violência no trânsito.

“Se o condutor tiver o cuidado de evitar esse tipo de coisa, como dirigir embriagado ou conduzir veículo falando ao celular, com toda a certeza, o número de acidentes seria bem menor. Por isso, o trabalho de educação no trânsito é importante e não deve parar”.

O encerramento da campanha será neste sábado, 14, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação vai ocorrer na barreira da rodovia BR-174, sentido Pacaraima, a partir das 10h. Os jovens do Projeto Crescer, que participam da Oficina de Trânsito, também vão participar.

Fábio Cavalcante

 

Deixe uma resposta