Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Silvio Leite: Prefeitura entrega unidade do Cras completamente reformada

Silvio Leite: Prefeitura entrega unidade do Cras completamente reformada

Novo prédio vai expandir serviços oferecidos a famílias de quatro bairros – Fotos: Semuc/PMBV

O bairro Dr. Silvio Leite está localizado na zona oeste de Boa Vista e tem uma população formada por mais de oito mil habitantes, de acordo com o Censo 2010. Na manhã desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Boa Vista entregou aos moradores da região o novo prédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Após reforma completa e ampliação, a unidade localizada na rua Marieta de Melo Marques nº 869, ganhou uma nova quadra para atividades poliesportivas e uma sala que contempla a rede Família Que Acolhe (FQA).

De acordo com a prefeita Teresa Surita, a entrega de cada Cras é especial devido à importância das ações realizadas na vida da população. “Nosso objetivo maior é fortalecer os vínculos familiares e, com essa reforma, o Cras Silvio Leite ficou em condições de receber ainda mais pessoas. A partir de agora, contaremos também com uma extensão do FQA, assim as gestantes que moram nessa região não precisarão mais se deslocar até o bairro Pintolândia para serem atendidas”, destacou. Na ocasião, Teresa agradeceu o apoio do senador Romero Jucá, que se comprometeu em buscar auxílio em Brasília para a construção de, pelo menos, mais duas unidades do Cras na capital.

O Cras fica localizado prioritariamente em áreas de maior risco social e é a porta de entrada da assistência social. A unidade do Silvio Leite faz o acompanhamento de 3.032 famílias e, após a ampliação, pretende fortalecer ainda mais a convivência com a comunidade. Além do bairro Dr. Silvio Leite, a unidade atende famílias que moram nos bairros Alvorada, Santa Luzia, Equatorial e nos residenciais Cruviana e Nova Esperança. No Cras, funcionam ainda os núcleos do projeto Cabelos de Prata e Conviver, que atendem 137 idosos e 56 crianças e adolescentes, respectivamente.

Simone Queiroz, secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) ressaltou que o valor do Cras está nos resultados e nas manifestações positivas da população que recebe atendimento. “Todas as unidades de Boa Vista foram reformadas e as últimas estão sendo entregues agora. O Cras se tornou referência e é o coração da prefeitura em cada bairro”, destacou.

As equipes dos Cras realizam ações comunitárias, que vão desde palestras a campanhas educacionais, e atuam junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas como a falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil e acesso aos serviços e aos espaços de cultura e lazer. O adolescente Luiz Gabriel, 15 anos, frequenta a unidade desde os seis anos de idade. “Fico muito feliz com a reinauguração do Cras Silvio Leite. Aqui temos a oportunidade de tocar violão, jogar futebol com os amigos e participar de diversas outras atividades”, destacou.

A dona de casa Maria Sampaio Queiroz, 66 anos, faz parte do programa Cabelos de Prata há 15. “Estamos muito contentes com a reforma do Cras. Somos todos muito bem tratados, sem qualquer distinção. O convívio com as pessoas durante as atividades nos rejuvenesce e nos deixa mais felizes”, ressaltou.

 

Deixe uma resposta