Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Sesi: Semana do Livro Infantil aborda vida e obra de Monteiro Lobato

Sesi: Semana do Livro Infantil aborda vida e obra de Monteiro Lobato

Evento acontece no Centro de Educação do Trabalhador - Foto: Ascom/Sesi

Evento acontece no Centro de Educação do Trabalhador – Foto: Ascom/Sesi

A Escola do Sesi montou uma programação especial voltada à Semana do Livro Infantil, que será realizada na Biblioteca de 13 a 17 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O objetivo da programação é despertar nos estudantes o gosto pela leitura, a fim de que ela seja prazerosa e interessante e, se torne uma prática indispensável.

Segundo a vice-diretora, Gardênia Figueira, “A semana do Livro é de grande importância, visto que a leitura é uma competência essencial para o desenvolvimento global das crianças e que por meio dela é possível enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Além de descobrir um novo mundo cheio de ações desconhecidas”, declarou.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado dia 18 de abril, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que se dedicou à literatura infantil no Brasil, é também a mesma data do nascimento do escritor. Por isso, toda a programação será voltada para as suas Obras.

Durante a semana do Livro, a Biblioteca da Escola do SESI será o portão de entrada para o mundo da imaginação das crianças, que buscam descobrir por meio da leitura grandes histórias. De acordo com a bibliotecária Danielle Brito, a sala de leitura conta com um acervo em média de 500 títulos de vários gêneros e autores como, Moteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ziraldo Alves, Aléxia Linke e entre outros. Por ano 3.682 livros são emprestados pelos alunos e é um dos ambientes mais frequentados da escola.

Os trabalhos dos alunos que foram desenvolvidos dentro e fora da sala de aula estarão expostos nos murais da Escola, os estudantes poderão prestigiar a exposição que foi montada com fotografias. As crianças também irão participar de uma sessão de cinema, na qual será exibido um vídeo sobre a vida e as obras do escritor Monteiro Lobato. Além disso, todos poderão interagir, cantar e dançar  a música tema do Sítio do Pica pau Amarelo de Gilberto Gil, que será tocada no violão.

Aluna Campeã de Leitura

A Biblioteca já ganhou uma cliente fiel, a aluna do 6º Ano B, Lauanny Sousa Ferreira, 12, está na escola desde 2012 e é recordista quando se trata de leitura. O gosto pela leitura começou ainda muito cedo, com apenas quatro anos de idade, e praticamente sem saber ler ela pediu aos pais, Erismar Almeida Ferreira e Ana Cleide Nunes, uma revista gibi Turma da Mônica. Já o primeiro livro que realmente Lauanny leu foi Diário de Um Banana, aos sete anos. E atualmente, segundo os registros da bibliotecária, a aluna empresta em média de 180 livros para ler durante o ano letivo.

“Desde muito pequena gostava de ver as revistinhas e livros que tinham em casa. Sempre vi meus pais lendo jornais e revistas. Acho que daí vem essa minha paixão por livros. Eu amo ler, inclusive revista em quadrinho”, declarou.
Para os pais da aluna, ver o empenho da filha e o gosto pelos livros é motivo de orgulho e admiração. “Somos uma família feliz, e estamos muito orgulhosos pela nossa filha, ela sempre foi uma criança como todas as outras, que gosta de brincar, se divertir e de estudar. Gostar de ler é uma característica dela, nunca a obrigamos, mas sempre a incentivamos”, declarou Erismar.

Há três anos Lauanny estuda na Escola do SESI, e de lá pra cá, ele vem se destacando em sala de aula com a leitura. “Nós percebemos o quanto a Lauanny gosta de ler, a cada ano vemos sua dedicação e sua busca pelos livros da Biblioteca. Ela se tornou a Aluna leitora do ano passado e desse ano”, afirmou Danielle.

Confira a programação para a sessão de cinema

13/04

9h15 e 15h15 – Biografia de Monteiro Lobato

10h10 e   16h10 – Reportagem especial sobre Monteiro Lobato

14/04

9h15 e 15h15 – A escola da Emília

10h10 e  16h10 – A história do gato

15/04

9h15 e 15h15 – A coragem do Rabicó

10h10 e  16h10 – O aniversário da Cuca

16/04

9h15 e 15h15 – A cura da Emília

10h10 e 16h10 – A máquina de risadas

 

Deixe uma resposta