Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Sesc e Senac: Caracaraí recebe curso para o desenvolvimento cultural

Sesc e Senac: Caracaraí recebe curso para o desenvolvimento cultural

O Sesc tem apoiado a cultura do município - Foto: Girnei AraújoO Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac/RR), promove o curso de ‘Elaboração de Projetos Culturais e Planejamento de Grade de Programação’ para grupos folclóricos do interior do estado. As aulas serão repassadas por meio de vídeo conferência, na sede do Senac de Caracaraí, localizado na avenida Dr. Zany – Centro.

O curso começou a ser ministrado neste sábado, 26, das 8h30 às 17h (com intervalo), e se prolonga pelos dias 2, 9, 16 e 23 de agosto. Todos os participantes receberão certificados do Departamento Nacional do Sesc.

Segundo o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, os artistas roraimenses são tão competentes e criativos quanto os de outras regiões do País, mas o olhar empreendedor e mercadológico ainda precisa ser melhor trabalhado. Ele destaca ainda que uma das prioridades do Sesc é de justamente promover a capacitação profissional de movimentos artísticos do estado.

“Devemos visualizar sempre a cultura como um segmento de forte influência no setor econômico de uma determinada região. Quando um evento é bem organizado e bem estruturado, a população valoriza e isso para a ser, muitas vezes, a identidade de um município. Desta forma, a capacitação em planejamento cultural é de suma importância para o sucesso de festa populares “, explicou o presidente Dias.

O curso de ‘Elaboração de Projetos Culturais e Planejamento de Grade de Programação’ tem o objetivo de capacitar os profissionais que atuam com ações culturais e educacionais dos grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará, do Festival Folclórico de Caracaraí. A ação também vai beneficiar articuladores culturais de outros municípios do interior. 

A diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, disse que Caracaraí está percebendo que a cultura é uma importante fonte de geração de renda para a cidade, e que a cada edição de seus principais eventos, a qualidade do serviço oferecido deve ser melhorada.

“Estamos iniciando esta série de treinamentos em Caracaraí com o objetivo de formar verdadeiros profissionais da área da cultura naquele município. O potencial turístico da cidade também contribui para se criar um ambiente favorável para o desenvolvimento artístico, mas não podemos deixar de pensar de forma planejada e com postura profissional”, destacou Cristiane.

O curso será acompanhado por um técnico de Cultura do Sesc, que promoverá a mediação dos debates e discussões relacionados ao tema. Após a tabulação dos dados colhidos durante o treinamento, o Sesc-RR estudará a ampliação desta atividade para outras regiões do estado.

Arraial de Caracaraí 

No último final de semana, o Sesc-RR, em parceria com o Senac/RR, Governo do Estado e a Prefeitura de Caracaraí, realizou o Arraial em Homenagem aos Pescadores. A festa, que não acontecia desde 2009, voltou ao calendário de eventos daquele município com atrações musicais e o tradicional concurso de quadrilhas.

Festival Folclórico de Caracaraí 

O Sesc-RR também foi o principal parceiro da Prefeitura de Caracaraí na realização deste evento, considerado o maior movimento cultural de Roraima, marcando a disputa entre os grupos folclóricos “Cobra Mariana” e “Gavião Caracará”. Tendo como exemplo os tradicionais eventos artísticos da Amazônia, como o de Parintins, o festival de Caracaraí também busca valorizar as lendas e mitos de Roraima, além de preservar movimentos culturais típicos da região.

 

Deixe uma resposta