Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Semana de Amamentação: Roraima deve ganhar Comitê Estadual

Semana de Amamentação: Roraima deve ganhar Comitê Estadual

O Comitê Estadual tem a finalidade de incentivar a importância do aleitamento - Foto: Ascom/SesauDepois de várias discussões em torno da criação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, iniciadas em 2012, a proposta pode ser concretizada no dia 1° de agosto, durante as atividades em alusão a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Estado. Após a abertura oficial, segmentos da saúde estarão reunidos a partir das 10h, no auditório da maternidade, para articular o início das estratégias de promoção, proteção e apoio a amamentação, por meio do comitê.

Entre os parceiros estará a Pastoral da Criança, Conselho Municipal de Saúde, a Atenção Básica do Estado, Organização das Mulheres Indígenas, Banco de Leite de Roraima, Maternidade, e possivelmente, terá assento a Fraternidade formada por esposas dos maçons, entre outros convidados.

A gerente do Núcleo de Ações Programáticas Saúde da Criança e Adolescentes, Valentina Vieira, explicou que a criação do comitê surgiu a partir da necessidade de incentivar a importância do aleitamento materno e dar a merecida prioridade no Estado. “Percebemos que as ações de aleitamento estavam muito soltas, precisamos fortalecer realmente. Pensar em um aleitamento não só no período de Campanhas, semanas alusivas, mas de forma continuada”, frisou.

Valentina mencionou com a implantação do comitê vai haver reunião periódica. “Vamos priorizar todos os pontos de atenção, desde a primária, hospitalar ao fortalecer as ações do Banco de Leite. Vamos nos reunir mais vezes para tratar sobre o assunto do fortalecimento no Estado”, disse.

O Comitê Estadual visa também ajudar na qualificação de muito profissionais, a fim de auxiliar às mães que o leite materno é o principal e único alimento que um bebê deve receber exclusivamente até os seis meses e complementar a partir dos seis meses até dois anos ou mais. Além de discutir as maneiras corretas de mamar no peito, pois se o bico do peito ficar ferido na hora da mamada, significa que o bebê

Ela destacou que a proposta do Comitê é ser deliberativo e orientativo. Além de discutir pautas e colocar situações reais, a ideia é deliberar algumas ações, para que possamos avançar no trabalho de incentivo.

Semana alusiva

Com o tema “Amamentação: um ganho para a vida toda”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece entre os dias 1º e 7 de agosto. A Semana tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento das ações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno no Estado.

Como parte da programação está também o lançamento do Disk 0800 Aleitamento Materno, oficinas para mães sobre alimentação saudável, arrecadação de frascos de vidros para armazenamento de leite humano, entre outras cosias.

 

 

Deixe uma resposta