Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Semana da amamentação: abertura é marcada pelo lançamento do 0800 do Banco de Leite

Semana da amamentação: abertura é marcada pelo lançamento do 0800 do Banco de Leite

Abertura ocorreu hoje, no auditório da maternidade - Foto: Ascom/SesauDurante a abertura da Semana Mundial de Amamentação, que iniciou hoje, 1º e segue até 07 de agosto, foi lançado o Disk Aleitamento Materno, que a partir de agora qualquer pessoa pode ligar sem nenhum custo para o 0800-728-0144.

O número está instalado no Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque para prestar informações e tirar dúvidas sobre a amamentação. O evento teve a participação de servidores, da secretária-adjunta da Sesau, Claudete Praia, da primeira-dama de Roraima, Selma Rodrigues, e da diretora-geral do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Ana Carolina Brito.

A abertura teve o depoimento da jornalista Karen Telles, sobre a experiência de amamentar e o apoio recebido do Banco de Leite Humano durante esse processo, que apesar de ser natural, algumas mulheres enfrentam dificuldades. “E aqui (Banco de Leite) encontramos apoio psicológico, orientações práticas para conseguir amamentar e o mais importante, as informações necessárias para não abandonarmos a amamentação”, contou a jornalista.

Outra novidade anunciada na abertura foi a instalação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, que visa fortalecer as ações no Estado, por meio da articulação das estratégias de promoção, proteção e apoio a amamentação. Entre os membros estão a Pastoral da Criança, Conselho Municipal de Saúde, a Atenção Básica do Estado, Organização das Mulheres Indígenas, Banco de Leite de Roraima, Maternidade, Secretaria do Bem Estar Social (Setrabes), Distritos Leste e Yanomami, organização não governamental Anjos da Luz, além de outras instituições que serão convidadas para composição do comitê.

Com o slogan “Amamentação: um ganho para a vida toda”, a campanha de amamentação tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento das ações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno no Estado de Roraima. De acordo com a secretária-adjunta, a campanha é um momento importante para reforçar a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses da criança e complementar até os dois anos. “A importância de amamentar não está relacionada apenas à saúde da criança, mas envolve questão cultural e social, e massificar essas vantagens para a mãe e o bebê será um dos objetivos dessa semana“, disse Claudete.

A diretora-geral do HMI reforçou o depoimento da jornalista, ao explicar que amamentar não se trata de uma questão instintiva fácil para todas as mulheres, mas para isso, o Banco de Leite estava à disposição. “O banco tem equipes preparadas e capacitadas para atender essa mãe com dificuldade, orientando sobre o manejo clínico adequado e fazendo com que esse primeiro momento de dificuldade para algumas, se torne prazeroso e feliz”, afirmou Ana Carolina.

Programação

Neste sábado, 02, a partir das 9h, na Praça do Asa Branca, o Banco de Leite e o Sesi Roraima promovem um dia de atividades educativas para a comunidade do bairro Asa Branca. Atividades de recreação, encontro de mães amamentando e Oficina pelo Projeto Cozinha Brasil farão parte da programação. Mas o ponto alto será o curso na parte da tarde sobre o preparo de receitas para os bebês.

Importância do aleitamento

Durante a Semana Mundial de Amamentação, as mães que receberem alta médica da Maternidade, vão passar por uma palestra que abordará o assunto: “Manejo Clínico de Aleitamento Materno”. As oficinas ocorrerão no Banco de Leite Humano da maternidade e em dois turnos. Pela manhã, às 10h e na parte da tarde, às 15h.

As mulheres serão orientadas e esclarecidas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para bebês até o sexto mês de vida, e após este período ofertar outros alimentos saudáveis, como: frutas, verduras e legumes, mantendo o aleitamento materno por dois anos ou mais de vida da criança.

De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Criança (NAPSC), Valentina Vieira, as palestras vão enfatizar sobre os benefícios gerados a mãe e ao bebê com a amamentação, pois esse alimento contém todos os nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, açúcar e gordura na quantidade certa, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS)).

De acordo com a gerente, são inúmeras as vantagens comprovadas cientificamente: para a criança, evita mortes infantis, diarreia e infecção respiratória; reduz risco de alergias; diminui riscos de hipertensão, colesterol alto e diabetes; reduz a chance de obesidade; melhora a nutrição e inteligência; para a mãe, protege contra o câncer de mama; menores custos financeiros; promove o vínculo afetivo entre mãe e filho; e proporciona melhor qualidade de vida a toda a família.

 

 

 

Deixe uma resposta