Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Secretário venezuelano destaca necessidade de capacitar policiais para atender aos turistas brasileiros

Secretário venezuelano destaca necessidade de capacitar policiais para atender aos turistas brasileiros

General Gilberto Velasco - Foto: Ascom/SespDurante I Simpósio de Segurança Pública e XI Encontro Técnico da Estratégia Nacional da Fronteira (ENAFRON), que teve início na manhã desta terça-feira, 19, na cidade de Pacaraima, o Secretário de Segurança Pública de Estado Bolívar, na Venezuela, general Gilberto Velasco, destacou a importância de preparar funcionários tanto da Guarda Nacional, quanto da Polícia venezuelana, para um tratamento mais humanizado aos brasileiros que fazem turismo no país.

Velasco e uma equipe de oficiais participaram das discussões de trabalho voltados à segurança na fronteira durante toda a terça-feira. Ele elogiou a iniciativa do Brasil em realizar o simpósio que traz discussões importantes para a segurança na fronteira.

“Nas fronteiras se registram delitos muito especiais e precisamos participar dessas discussões para colaborar e nos preparar para combater esses delitos. O Estado Bolívar tem um acordo de cooperação com Roraima há anos e nossos policiais têm participado de treinamentos,  sendo capacitados pelas mais distintas corporações policiais. Para nós há um avanço nas discussões de segurança na fronteira com Roraima”, destacou.

Indagado sobre as constantes reclamações por parte de brasileiros de que estariam sendo extorquidos na Venezuela por guardas nacionais e policiais venezuelanos, principalmente em períodos de férias e qual a posição da Secretaria de Segurança do Estado Bolívar para combater casos similares, Velasco destacou a importância de capacitar o policial.

“Em dois anos houve recorde de turistas saindo de Manaus, Roraima para a Ilha de Margarita, principalmente via terrestre. Estamos preparando funcionários por meio de convênios, para que entendam a importância do turismo para a Venezuela e de se combater atitudes como essas. Acreditamos que a mudança começa pela qualificação do profissional”, disse.

O secretário de Segurança Pública de Roraima, coronel Amadeu Soares, está agendando uma reunião de trabalho com o Governo de Roraima, do Amazonas, do Estado Bolívar e do Estado Anzoategui, na Venezuela para tratar das problemáticas que envolvem brasileiros turistas em país venezuelano.

“Vamos trabalhar uma agenda para reativar o acordo de cooperação técnica que existe com a Venezuela, incluindo nesse acordo também o Governo do Amazonas, tendo em vista que muitos turistas amazonenses têm interesse em fazer turismo no país venezuelano e vice versa. Fizemos tratativas com o general Velasco para colocar numa mesa redonda os quatro governadores e ampliarmos esse acordo de cooperação técnica”, disse.

Segundo Soares, está na agenda para discussão entre os dois estados brasileiros e os dois estados venezuelanos, a capacitação de policiais dos dois países que trabalham no eixo da BR-174 e da rodovia da Venezuela que cruza o Estado Bolívar e Anzoategui.

“Com essa agenda fechada queremos ir à mesa de discussão visando garantir o deslocamento tranquilo entre brasileiros e venezuelanos nos referidos eixos. Vamos colocar na pauta ainda a solicitação de uma maior agilidade na liberação de documentos e bens de brasileiros em casos de acidentes ou outros imprevistos”, disse Soares.

 

 

Deixe uma resposta