Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Seapa vai realizar ciclo de conferências sobre agrotóxico e educação ambiental

Seapa vai realizar ciclo de conferências sobre agrotóxico e educação ambiental

O uso de agrotóxcos será um dos temas das palestras - Foto: ArquivoA secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) vai promover, em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr), um ciclo de palestras envolvendo vários temas voltados à educação ambiental, manejo sustentável. O evento será destinado a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, produtores rurais, estudantes de todos os níveis e pessoas interessadas na preservação do meio ambiente.

O engenheiro agrônomo Carlos Terossi será o profissional responsável em ministrar o ciclo de palestras que acontecerá nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho próximo, sempre no horário das 10 às 11h, através da plataforma de vídeo conferências da Univirr, direcionado a todos os centros educacionais localizados nos 15 municípios roraimenses. “Sem dúvida será uma grande oportunidade de levarmos o conhecimento mais detalhado a todos que participarem deste evento”, comentou Carlos Terossi.

É meta da Seapa, através do seu Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) envolver o maior número possível de parceiros, a fim de que se possa levar informações a um maior número de pessoas. Para isso, a Seapa estará fazendo contato com as Secretarias de Agricultura de cada município, escolas públicas e campi das Universidades estadual e federal de Roraima. 

Os temas que serão enfocados, segundo ele, envolverão os princípios de manejo integrado de pragas e doenças em plantas. Está será a conferência de abertura quando será mostrado um histórico do controle de pragas, conceitos, objetivos, métodos de controle, vantagens e desvantagens. “O importante – lembra Terossi – é que todos os participantes poderão interagir conosco, graças aos recursos utilizados pela plataforma da Univirr”.

Para ele será uma oportunidade muito importante de todos os envolvidos ampliarem seus conhecimentos a respeito dos cuidados que se deve ter na preservação ambiental, na identificação dos produtos agrotóxicos, que será o tema da segunda conferência. Na ocasião ele estará falando a respeito da aquisição desses produtos e sua classificação.

A segurança e saúde do aplicador de agrotóxico será a terceira conferência, no dia 17 de julho, onde serão mostradas as formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos, os riscos, sinais e sintomas de intoxicação, primeiros socorros, informações de segurança, meio ambiente e resíduo, medidas higiênicas durante e após o trabalho, além de equipamentos de proteção individual.

Terossi informou ainda que durante a quarta conferência estará abordando o tema: “Armazenamento e transporte de agrotóxicos”. A meta é levar a todos a informação correta de como tratar esses produtos, a fim de que se possa acabar de vez com as formas erradas que muitas pessoas usam para o manuseio.

Fechando o ciclo de conferência, dia  31 de julho, o engenheiro agrônomo Carlos Terossi estará falando sobre métodos de aplicação de agrotóxicos e embalagens vazias. “Na ocasião estarei falando sobre como e quando aplicar o produto, as perdas, tipos de embalagens, manuseio dessas embalagens vazias, a tríplice lavagem sobre pressão e a destinação final das embalagens”.

 

 

 

Deixe uma resposta