Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Saúde Itinerante: equipe retorna a Caracaraí, para entrega de óculos

Saúde Itinerante: equipe retorna a Caracaraí, para entrega de óculos

Nesta quarta-feira, 18, serão entregues 200 óculos em Caracaraí - Foto: Ascom/SesauPara complementar os trabalhos iniciados pelo Departamento de Política de Saúde Itinerante (DPSI), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no município de Caracaraí, nesta quarta-feira, 18, a equipe do setor retorna à localidade para entrega de 200 óculos. O material foi demandado na última ação itinerante no município, que ocorreu em março deste ano.

Com o local de entrega ainda a definir, a Sesau retornará ao município com a equipe do DPSI, para a entrega dos óculos aos pacientes atendidos pelos médicos oftalmologistas e que foram diagnosticados com a necessidade do uso de óculos.

O técnico do DPSI, Gilberto Alencar, explica que a Secretaria Municipal de Saúde de Caracaraí tem os contatos de todos os pacientes atendidos na última ação pelo oftalmo e que o município entrará em contato para informá-los sobre a entrega. “Geralmente a população é convocada através das rádios e de carro de som, que percorre a localidade fazendo este chamamento dos pacientes”, enfatizou Alencar.

Para a retirada dos óculos, o paciente deverá ter em mãos um documento de identidade e a guia emitida pela ótica credenciada ao SUS, que foi entregue ao paciente durante o atendimento. Na primeira etapa das ações de Saúde Itinerante, ocorrida no primeiro quadrimestre deste ano, a equipe da Sesau levou atendimentos médico-especializado aos 14 municípios do estado. As ações ocorriam todos os finais de semana. Cada semana em uma nova localidade até completar a cobertura total dos 14 municípios. Já nesta segunda etapa, as ações ocorrerão a cada 15 dias, ou seja, serão contemplados com a Saúde Itinerante, dois municípios a cada mês. A ideia é até o final do ano, passar novamente nos 14 municípios. Neste mês, serão contemplados pela segunda visita do ano, São João da Baliza e Pacaraima, que recebeu a ação neste último sábado, 14.

De forma geral, a saúde itinerante leva aos municípios do interior, profissionais nas áreas de ginecologia, pediatria, obstetrícia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, e cardiologia, clínico geral, além de exames especializados, como ultrassonografia (USG) obstétrica, USG endovaginal e USG abdômen total, eletrocardiograma e exames oftalmológicos. Durante as visitas, são disponibilizados ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Equipes da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), também participam, de forma parceira. Na maioria das visitas, é levado material educativo para distribuição, além de visitas domiciliares para orientar a população com relação aos tipos de doenças a que estão vulneráveis, formas de tratamento adequado e os meios de prevenção, e distribuição de preservativos e hipoclorito para tratamento da água.

 

 

 

Deixe uma resposta