Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Saúde Itinerante atende moradores de Amajari

Saúde Itinerante atende moradores de Amajari

Sete especialidades médicas estarão no município de Amajari - Foto: Ascom/SesauCom 1.098 atendimentos realizados no Amajari no primeiro semestre deste ano, a equipe do Departamento de Política da Saúde Itinerante (DPSI), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), retorna ao município neste sábado, 19, levando sete especialidades médicas. A ação terá início às 8 horas e acontecerá na Unidade Semiplena do Amajari e na sede da Unidade Básica de Saúde do município.

De acordo com o secretário de Saúde em exercício, Alysson Lins, a equipe multiprofissional que prestará atendimentos na localidade é composta por médicos especialistas na área da clínica médica, oftalmologia, pediatria, dermatologia, cardiologia, urologia e ginecologia. A ação contará com o apoio de exames para complementar os atendimentos. Entre eles estão: ultrasson, eletrocardiograma, campimetria, aferição de pressão e teste de glicemia. Também será possível fazer a pesagem das crianças.

Para dar suporte aos atendimentos oftalmológicos, o diretor do DPSI, Érich Berger, informou que uma ótica credenciada estará no local para coleta dos dados necessários para a confecção de óculos de pacientes com indicação, depois da consulta com o oftalmologista. Depois que os óculos ficam prontos, a equipe retorna, após uma média de 30 a 40 dias, para fazer a entrega. Em maio deste ano, a equipe da Sesau fez a entrega de quase 200 óculos demandados na primeira visita ao município.

Outra facilidade é a farmácia básica que também estará à disposição da população. Os pacientes que precisarem de algum medicamento e tiverem o pedido do médico em mãos, poderão retirar os remédios no momento da ação. Para Berger, isto garante que o início do tratamento não seja tardio ou até mesmo deixe de ser iniciado, pois o paciente não vai precisar esperar ter possibilidade para comprar o medicamento. “Eles sairão da ação com todo o suporte para iniciar o tratamento”, disse, reiterando que o objetivo da ação é facilitar o acesso aos serviços e às especialidades de saúde.

Na ação, a Coordenação-Geral de Regulação, Avaliação e Controle levará o serviço de emissão do Cartão do SUS. O diretor lembra que no primeiro ciclo de visitas do ano nos 15 municípios de Roraima, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos e procedimentos. “A intenção é que até o final de 2014, os municípios recebam a segunda visita”, enfatizou Berger, lembrando que com base no novo cronograma, a ideia é atender dois municípios por mês.

Com a ação no Amajari, a Sesau chega ao total de três municípios já contemplados nesta segunda rodada de visitas no interior. Pacaraima e São Luiz também já foram beneficiados com o novo ciclo. Mais de 700 atendimentos foram prestados na última ação em São Luiz.

De forma geral, a saúde itinerante leva aos municípios do interior, atendimentos médicos especializados para proporcionar acesso aos serviços de saúde à população que vive mais afastada da cidade e consequentemente das unidades que ofertam estes atendimentos. “Com o programa de Saúde Itinerante, a população é a maior beneficiada, pois além de evitar gastos com o deslocamento até Boa Vista, estende o acesso à saúde para aqueles que não tem condições financeiras para iniciar um tratamento de saúde na capital”, concluiu o diretor

 

 

 

Deixe uma resposta