Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Saúde: gestores municipais recebem orientações para o combate ao Aedes aegypti

Saúde: gestores municipais recebem orientações para o combate ao Aedes aegypti

Apresentação da auditoria operacional de avaliação da Atenção Básica – Doutora Valdelia Elená

Os representantes das secretarias municipais da Saúde receberam na noite desta quarta-feira, 22, orientações importantes sobre o combate ao Aedes aegypti. O assunto foi apresentado por representante do Ministério da Saúde na abertura do Encontro Estadual de Gestores da Saúde, que busca aproximar a administração estadual aos gestores dos municípios, mostrando quais são suas atribuições e de que forma o Estado irá apoiá-los.

O evento ocorre até sexta-feira, dia 24, no auditório da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), com a participação de representantes dos governos estaduais e municipais e órgãos fiscalizadores como o Ministério Público Estadual de Roraima e o Tribunal de Contas do Estado de Roraima.

O secretario-adjunto estadual de Saúde, Paulo Linhares, explicou que este é o primeiro encontro de gestores da saúde, o que é um marco para Roraima, pois nesses dias estarão todos os secretários municipais dos 15 municípios. “Nossa ideia é trabalharmos em conjunto: municípios, Governo do Estado e órgãos fiscalizadores para a discussão de politicas públicas de saúde para a população e aproximação dos cidadãos com os seus gestores”, explicou.

Neste primeiro contato entre os gestores, houve uma palestra ministrada pelo coordenador da Sala Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Frutuoso, que veio especialmente para este encontro. “Estamos aqui hoje para apresentar um panorama de como o Aedes vem se desenvolvendo no nosso país e o que o Governo Federal vem desenvolvendo desde o decreto de emergência por conta dos casos de microcefalia para enfrentar o mosquito, que se aproveita dos vários climas existentes no Brasil para se desenvolver em todas as regiões ao longo do ano” explicou.

Para Querginaldo Thomás, secretário municipal de Saúde do Uiramutã e presidente do Cosems (Conselho Municipal de Saúde), o evento é algo novo e importante não só para o município de Uiramutã, mas para todos os municípios do Estado, pois muitos governos municipais foram completamente renovados. “Estamos aqui adquirindo conhecimentos novos de coisas que precisamos levar para os municípios e buscar a união de todas as entidades envolvidas para melhorar a saúde para a população, foi uma boa proposta do Governo do Estado e só esperamos que saiam coisas boas daqui”, explicou.

Confira a programação:

Dia 24 de março

8h – Coordenadoria Geral de Atenção Especializada da Sesau

Apresentação: Competências e responsabilidades da Atenção Especializada (40min) – Debate: (10 min)

9h às 10h – Coffee Break

10h – Tribunal de Contas do Estado de Roraima – TCE

 

Deixe uma resposta