Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Saúde do Trabalhador: segunda conferência macrorregional será realizada em Alto Alegre

Saúde do Trabalhador: segunda conferência macrorregional será realizada em Alto Alegre

Conferência busca diretrizes para trabalhadores, sejam eles urbanos ou rurais - Foto: InternetO município de Alto Alegre recebe, nesta sexta-feira, 30, a segunda etapa macrorregional da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que aborda o “Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Passarinho e na Escola Sadoc Pereira e contará com a presença de delegados que ajudarão a formalizar propostas a serem levadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

Esta etapa envolve os municípios que fazem parte da região norte de saúde Monte Roraima, que são: Cantá, Bonfim, Boa Vista, Pacaraima, Amajari, Normandia e Uiramutã. No último dia 23, foi realizada a primeira etapa macrorregional, em Rorainópolis, que englobou os municípios de Iracema, Caracaraí, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe.

Os interessados em participar da conferência contarão com um ônibus disponibilizado para o transporte ao local do evento. O veículo sairá da frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) às 6h.

Uma das conselheiras de Saúde, Rosa Barros, afirmou que a regionalização das propostas pretende levar em consideração a peculiaridade local no que diz respeito à situação de saúde dos trabalhadores, formais e informais, rurais ou urbanos.
Ela disse ainda, que as conferências temáticas, como é o caso da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, são deliberadas no pleno dos Conselhos de Saúde ou em Conferências Nacionais de Saúde.

A etapa macrorregional é coordenada pelo Conselho Estadual de Saúde, e busca soluções a nível de municípios para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. No próximo dia 27 de junho será realizada a etapa estadual com a participação de 96 delegados, dos quais serão escolhidos oito para a etapa nacional, a ser realizada no dia 30 de novembro.

As conferências de saúde são realizadas periodicamente com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. “A presença dos conselheiros estaduais e municipais são de suma importância pois são eles que atuam no controle social e contribuem diretamente para a saúde do trabalhador”, explicou.



Deixe uma resposta