Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Saúde do Povo: mais uma vila do Interior recebe atendimentos especializados em Caravana

Saúde do Povo: mais uma vila do Interior recebe atendimentos especializados em Caravana

Os moradores da Vila Campos Novos contaram nesta sexta-feira, dia 13, com consultas nas especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oftalmologia, Neurologia e Pediatria - Foto: Neto Figueiredo

Os moradores da Vila Campos Novos contaram nesta sexta-feira, dia 13, com consultas nas especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oftalmologia, Neurologia e Pediatria – Foto: Neto Figueiredo

Garantir saúde de qualidade para a população dos municípios e vilas do Interior é um dos principais objetivos do Governo do Estado. Desde o mês de julho a Caravana Saúde do Povo, realizada por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), leva atendimento médico especializado para estas localidades. Nesta sexta-feira, 13, os contemplados foram os moradores da Vila Campos Novos, no município de Iracema.

Os atendimentos foram realizados no Posto de Saúde Ana Hipólito dos Santos II. Quem compareceu pôde se consultar com médicos das seguintes especialidades: Cardiologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oftalmologia, Neurologia e Pediatria.

Os moradores também contaram com disponibilização de exames de sangue e ultrassonografia, além da aferição de pressão e aplicação de vacinas.

Segundo um dos coordenadores da ação, José Augusto Montenegro, foram realizados cerca de 600 atendimentos. Ele destacou que está foi a primeira vez que a comunidade da Vila de Campos Novos recebeu uma ação deste porte. “Os moradores nos relataram que quando precisam se consultar com um especialista sempre se deslocam para Boa Vista e que nunca viram uma ação como esta ocorrer antes”, pontuou.

A aposentada Maria dos Reis é uma das moradoras mais antigas da região. Aos 80 anos, ela afirma que não esperava receber atendimento médico especializado no local onde mora. “O Governo está de parabéns pela iniciativa. Espero que isso se repita, pois muitas vezes acabamos nem indo ao médico devido a distância e a falta de dinheiro para arcar com os gastos na Capital”, declarou.

Cerca de 600 atendimentos foram realizados na localidade, dentre consultas, exames e aplicações de vacinas

Cerca de 600 atendimentos foram realizados na localidade, dentre consultas, exames e aplicações de vacinas

A dona de casa Nilda Feitosa tem um filho de 17 anos, portador de necessidades especiais. Ela destacou a importância de receber atendimento na porta de casa. “Não tenho família em Boa Vista. Quando preciso ir ao médico tenho que me hospedar na casa de amigos e conhecidos e essa situação é meio incomoda, pois meu filho é um pouco agitado. Agora com esses atendimento aqui na região não precisarei mais passar por isso”, disse.

O médico urologista André Faria integra a equipe de especialistas da caravana desde o primeiro ciclo. Ele relatou que quando atende os pacientes percebe a gratidão que eles setem por receber está atenção especial. “Eles sempre nos agradecem e pedem o nosso retorno, pois é muito mais comodo para eles e menos dispendioso serem atendidos em suas localidades”, observou.

Próximos atendimentos

Até o mês de dezembro, os moradores das vilas São Francisco (Bonfim), Trairão (Amajari), Félix Pinto (Cantá), maloca da Barata (Alto Alegre) e maloca da Raposa (Normandia), receberão o ciclo de atendimentos de especialidades médicas da Caravana Saúde do Povo. “A ação é fruto da alteração do calendário de atividades do programa, dada a concentração de moradores nessas regiões”, explicou o coordenador da ação, José Augusto Montenegro.

Isaque Santiago

 

 

Deixe uma resposta