Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Saúde do Povo: caravana atende mais de 600 moradores da Vila do Apiaú com consultas especializadas

Saúde do Povo: caravana atende mais de 600 moradores da Vila do Apiaú com consultas especializadas

O atendimento ocorreu na manhã desta sexta-feira, na Vila do Apiaú - Fotos: Fernando Oliveira

O atendimento ocorreu na manhã desta sexta-feira, na Vila do Apiaú – Fotos: Fernando Oliveira

Na manhã desta sexta-feira, 6, mais de 600 moradores da Vila do Apiaú, em Mucajaí, região Centro-Oeste do Estado, receberam atendimentos especializados de saúde na primeira visita da Caravana Saúde do Povo à região. A ação nas comunidades distantes da sede dos municípios é uma determinação da governadora Suely Campos, para contemplar toda a população e garantir acessibilidade a todos.

O secretário adjunto da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Paulo Linhares, informou que os moradores das vilas, comunidades e vicinais do interior do estado carecem de atendimentos de saúde. “No primeiro ciclo de visitas passamos nas sedes dos municípios e em algumas vilas. Na ocasião muitos colonos solicitaram a presença da Caravana nas comunidades, pois alguns tinham dificuldades de comparecer à sede dos municípios”, disse.

Linhares destacou que além dos atendimentos especializados de saúde, os moradores da Vila do Apiaú também puderam solicitar óculos de grau na Ótica do Povo, ação de governo por meio da Sesau. “Nos atendimentos oftalmológicos os pacientes que necessitam, receberam a receita para a confecção de óculos. Eles podem escolher entre 27 modelos de armação. Em um prazo de 30 dias uma equipe da Sesau voltará para fazer as entregas”, adiantou.

Além dos atendimentos em sete diferentes especialidades, os moradores também tiveram a oportunidade de aferir a pressão, fazer exames de sangue, ultrassonografia e aplicação de vacina. “O resultado dos exames de sangue também serão entregues aos moradores posteriormente, já os de ultrassom são entregues na hora”, detalhou Linhares.

Já na segunda rodada de atendimentos, agora a Caravana Saúde do Povo vai atender até dezembro algumas vilas do interior do estado

Já na segunda rodada de atendimentos, agora a Caravana Saúde do Povo vai atender até dezembro algumas vilas do interior do estado

Uma das especialidades mais procuradas durante os atendimentos da ação é a urologia. Linhares destacou que neste mês, quando é celebrada a campanha Novembro Azul, esta especialidade receberá uma atenção especial. “Queremos que os homens cuidem mais de saúde. Durante as ações da Caravana este mês, iremos trabalhar para aumentar a quantidade de atendimentos realizados nesta especialidade”, declarou.

Moradora da Vila do Apiaú, a dona de casa Ivaneide de Souza aprovou a iniciativa do governo. “Hoje fiz um exame de ultrassonografia e descobri um cisto no rim. Já recebi encaminhamento para a cirurgia. Se eu fosse buscar esse atendimento em Boa Vista teria levado muito mais tempo”, afirmou.

Caravana da Saúde

A cada edição, a Caravana disponibiliza equipe de médicos especialistas com profissionais nas áreas de Ginecologia, Urologia, Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, Ultrassonografia e Neurologia. Este ano já foram realizados 19.239 atendimentos no interior.

Na ação, o paciente passa pela consulta, e pode fazer, se necessário, exames e ainda receber os resultados de alguns na hora. O medicamento prescrito pelo médico também está disponível em uma farmácia básica levada pela Caravana para atender a população.

Isaque Santiago

 

 

Deixe uma resposta