Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Saúde do Povo: atendimentos especializados chegam à Vila São Francisco nesta sexta-feira

Saúde do Povo: atendimentos especializados chegam à Vila São Francisco nesta sexta-feira

A equipe de médicos especialistas é composta por profissionais nas áreas de ginecologia, urologia, cardiologia, pediatria, dermatologia, ultrassonografia, oftalmologia e neurologia - Fotos: Secom-RR

A equipe de médicos especialistas é composta por profissionais nas áreas de ginecologia, urologia, cardiologia, pediatria, dermatologia, ultrassonografia, oftalmologia e neurologia – Fotos: Secom-RR

Para facilitar o acesso aos serviços de saúde à população que vive afastada do centro de especialidades médicas da capital, o Governo do Estado leva toda semana, a Caravana de Saúde do Povo aos municípios e vilas. Nesta sexta-feira, 20, o município do Bonfim receberá pela 3ª vez este ano, os serviços especializados, mas desta vez, na Vila São Francisco.

Os atendimentos serão realizados no único posto de saúde da região e iniciam às 8 horas. Várias especialidades médicas estarão à disposição dos moradores das localidades mais próximas da Vila São Francisco, como a Vila Nova Esperança, a comunidade Alto Arraia, Manauá, Moscou, entre outras.

Segundo o diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante), Francisco Monteiro, serão disponibilizadas oito especialidades nas áreas de ginecologia, urologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pediatria, ultrassonografia e oftalmologia.

“Para complementar os atendimentos oftalmológicos, levaremos uma ótica para realizar a medida dos pacientes que forem diagnosticados com a necessidade do uso de óculos”, informou o diretor, ao lembrar que o material será confeccionado na capital e após 30 dias serão entregues pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

A população poderá contar ainda com exames especializados como PSA, ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassom de várias regiões

A população poderá contar ainda com exames especializados como PSA, ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassom de várias regiões

A estrutura da Caravana de Saúde contará ainda com exames de PSA (próstata), teste de glicemia, aferição de pressão arterial, eletrocardiograma, eletrocardiograma, ultrassom de várias regiões, como a pélvica, transvaginal, obstétrica, abdômen total, vias urinárias, rins, fígado e próstata. Para otimizar os serviços prestados, a equipe montará uma farmácia básica com vários medicamentos á disposição daqueles que tiverem prescrição médica.

A Caravana de Saúde do Povo já visitou todos os municípios de Roraima este ano e realizou mais de 21 mil atendimentos. “A primeira rodada das visitas, foram contempladas as sedes municipais, neste sundo momento, a equipe atenderá nas vilas”, pontuou Monteiro.

Com base nos dados estatísticos do DPSI, quase dois mil moradores das vilas Apiaú e Campos novos, dos municípios de Mucajaí e Iracema já foram atendidos este ano. Conforme o cronograma de ações da caravana de saúde para este ano, receberão atendimentos especializados nas próximas semanas, Trairão (Amajari), Maloca da Barata (Alto Alegre), Félix Pinto (Cantá) e Maloca da Raposa (Normandia), respectivamente.

Wanessa Carvalho

 

 

Deixe uma resposta