Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Saúde do Homem: parcerias são importantes para fortalecimento das ações em RR

Saúde do Homem: parcerias são importantes para fortalecimento das ações em RR

A ação mais recente foi realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros - Foto: Ascom/CBMRRNa busca pelo fortalecimento das ações preconizadas pela Política Nacional de Saúde do Homem, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Saúde do Homem, tem reforçado as parcerias com instituições civis e militares em Roraima. A ação mais recente foi realizada esta semana, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, com palestras sobre temas relacionados à saúde do homem e imunização.

Conforme gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, Liduína Camelo, a programação dos dois dias foi construída de forma conjunta entre a Sesau e Corpo de Bombeiros, e teve a finalidade de sensibilizar os militares sobre os cuidados com a saúde e a prática de hábitos saudáveis de vida. “O núcleo busca sempre atender as solicitações de entidades civis e militares, pois entende que é necessário buscar cada vez mais o fortalecimento das ações preconizadas na Política Nacional de Saúde do Homem”, esclareceu.

Com o compromisso de contribuir para as ações, o Núcleo disponibiliza material informativo, como folderes, vídeos e cartazes, que tratem da qualidade de vida, da importância da prevenção às doenças e em especial a valorização da paternidade. “São momentos em que temos a oportunidade de falar para o público-alvo da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, de temas ligados diretamente e indiretamente à qualidade de vida e a prevenção de doenças, como também a questão da saúde sexual e reprodutiva”, disse.

Durante as palestras por profissionais da Sesau, foi tratado sobre a importância do planejamento familiar, da vasectomia e a incidência de câncer de próstata. “Os temas referem-se ao papel do homem na formação da família, na busca por uma qualidade de vida no lar, e sobre os aspectos do câncer de próstata, abordando a prevenção”, salientou.

A cada parceria o Núcleo tenta identificar parceiros potenciais que tenham um número significante de população alvo e que possa auxiliar na prestação dos serviços de saúde. “Entre esses possíveis parceiros estão instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar e Policia Civil, onde buscaremos envolver esses órgãos em todas as capacitações para que eles estejam alinhados e possam contribuir para a formação de multiplicadores das ações de saúde do homem”, reforçou.

Imunização

A Sesau disponibilizou ainda serviço de imunização, para 58 pessoas, sendo administradas 122 doses, para Influenza (54), Hepatite B (24), Febre Amarela (21) e Antitetânica (23). “Esta ação é assegurada por meio de um projeto iniciado este ano que busca levar a imunização ao local de trabalho, para que o maior número de pessoas tenha acesso aos serviços de prevenção, especialmente na área de imunização”, enfatizou o gerente do NEPNI, Rodrigo Zagury. 

 

 

Deixe uma resposta