Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Saúde da mulher: Roraima participa de evento que discutirá política nacional

Saúde da mulher: Roraima participa de evento que discutirá política nacional

A implementação das ações da Rede Cegonha estará em discussão Foto: Ascom/SesauO Estado de Roraima vai ter assento em dois eventos importantes do Ministério da Saúde (MS), no que se refere à Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). Tratam-se da VI Reunião do Comitê de Mobilização Social da Rede Cegonha e da Reunião Técnica com as Coordenações de Saúde da Mulher dos Estados e Municípios Brasileiros. Os encontros serão realizados nos dias 14 e 15 de julho, em Brasília-DF, no Auditório da OPAS, das 9h às 17h30, e no Auditório Interno do Bloco Educacional da Fiocruz, das 8h às 18h, respectivamente.

Conforme a gerente de Núcleo de Ações Programáticas da Mulher, Maysa Ruiz, os eventos serão promovidos pela Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, e Roraima sempre participa por ter a política nacional implantada. O Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Mulher acompanha, apoio e orienta a execução das ações nos municípios.

No encontro sobre a Rede Cegonha, a expectativa é que seja tratado sobre temas como indicadores. “De forma que será um momento onde as coordenações estaduais poderão discutir e trocar experiências sobre os componentes implantados em cada região. Outro ponto importante para as discussões é a identificação e avaliação dos resultados positivos alcançados a partir da implantação da Rede Cegonha, nestas regiões, bem como a pactuação de indicadores pelos estados, nas maternidades de referência. Em Roraima, por exemplo, 100% dos municípios aderiram a Rede Cegonha, o que nem sempre ocorreram em outros estados”, esclareceu.

Na reunião com as Coordenações de Saúde da Mulher dos Estados e de Capitais, serão tratados sobre a avaliação dos Avanços e Desafios para implementação da Política Nacional nessa área. “Na reunião técnica poderemos vivenciar a realidade de outros estados e relatar como está a saúde da mulher em Roraima, falar e discutir sobre os avanços e desafios, dificuldades encontradas, trocar experiências, e quem sabe até conhecer experiências de outras regiões que poderão ser adaptadas em Roraima”, complementou.

A Rede Cegonha, implantada há dois anos em Roraima, é um programa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo redução da mortalidade materna, infantil e fetal, oferta de pré-natal de qualidade, exames com resultado em tempo oportuno e acompanhamento da criança de até seis anos. Por meio do programa, a unidade recebe recursos do MS para ações distintas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pacientes atendidas pelo Sistema único de Saúde (SUS).

 

Deixe uma resposta