Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | São Luiz do Anauá recebe Saúde Itinerante neste sábado

São Luiz do Anauá recebe Saúde Itinerante neste sábado

O objetivo da ação é facilitar o acesso aos serviços e às especialidades de saúde - Foto: Ascom/SesauPara dar continuidade às ações de assistência à saúde da população do interior, o Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levará neste sábado, 05, atendimento médico especializado à população de São Luiz, na região Sul do estado. Com aproximadamente 6.750 habitantes, o município fica localizado a 335 km de Boa Vista. Esta será a segunda ação deste ano na localidade.

O diretor do DPSI, Erich Volney Berger, explica que a expectativa é de realizar uma média de mil atendimentos no município. A ação está programada para iniciar às 8 horas, no Hospital Francisco Ricardo de Macedo (HFRM). Serão disponibilizados nove médicos. Entre as especialidades estão: oftalmologia, cardiologia, ginecologia, pediatria, dermatologia e urologia.

O secretário de Estado da Saúde em exercício, Alysson Lins, explica que o diferencial da segunda visita aos municípios é que os atendimentos serão disponibilizados de acordo com a realidade do local. “Durante a primeira visita foi identificado, através dos atendimentos realizados, as principais necessidades da população”, relata o secretário, reiterando que na segunda etapa, a equipe levará as especialidades mais demandadas da região.

Lins explica que também serão ofertados exames para dar suporte às consultas. A ultrasson dará suporte ao ginecologista e ao urologista, caso seja identificado à necessidade durante os atendimentos. O eletrocardiograma é o exame que será disponibilizado na ação caso a consulta com o médico cardiologista demande uma avaliação mais específica.

Já para complementar os atendimentos oftalmológicos, será levado uma das óticas credenciadas ao SUS, para auxiliar na ação. Durante os atendimentos, o paciente que for detectado com qualquer alteração na visão, já será encaminhado à ótica e lá mesmo serão tiradas todas as medidas necessárias do paciente e feita a escolha da armação para a confecção dos óculos. Em um prazo de 40 dias a Sesau passará os óculos à Secretaria Municipal da localidade para ser entregue aos pacientes contemplados.

Outra facilidade é a farmácia básica que também estará à disposição da população. Os pacientes que precisarem de algum medicamento e tiverem o pedido do médico em mãos, poderão retirar os remédios no momento da ação. Para Berger, isto garante que o início do tratamento não seja tardio ou até mesmo deixe de ser iniciado, pois o paciente não vai precisar esperar ter possibilidade para comprar o medicamento. “Eles sairão da ação com todo o suporte para iniciar o tratamento”, disse Volney, reiterando que o objetivo da ação é facilitar o acesso aos serviços e às especialidades de saúde.

Esta já é a segunda etapa de ações de Saúde Itinerante de 2014. A primeira foi uma programação, que iniciou em janeiro e que levava os atendimentos todos os finais de semana a municípios diferentes. O cronograma foi concluído em abril com todos os municípios contemplados e com uma média de 18.000 atendimentos realizados.

Para o segundo semestre, a programação está prevista para visitar pela segunda vez, todos os municípios até o final do ano, levando atendimentos especializados, garantindo assim assistência à saúde a população do interior do estado, segundo Beger, e o próximo município a receber as ações de saúde será Caroebe.

 

 

 

Deixe uma resposta