Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Saneamento: obras avançam e já cobrem mais de 60% de Boa Vista

Saneamento: obras avançam e já cobrem mais de 60% de Boa Vista

A meta é chegar a 93% de cobertura na Capital até 2018 - Fotos: Ascom/Seinf

A meta é chegar a 93% de cobertura na Capital até 2018 – Fotos: Ascom/Seinf

As obras de saneamento básico em Boa Vista seguem em ritmo acelerado. Após a conclusão das três primeiras etapas, o Governo do Estado, por meio da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) dá continuidade aos serviços nos bairros que compõem a quarta e quinta etapas do projeto. Até o ano de 2018, teremos uma das capitais com maior percentual de domicílios interligados no país, totalizando 93% de cobertura.

Nas três primeiras etapas foram construídas 16 estações elevatórias e revitalizadas duas estações de tratamento de esgoto, além da interligação da rede de esgoto, nos bairros Aeroporto, Araceli Souto Maior, Asa Branca, Bela Vista, Buritis, Caçari, Caimbé, Cambará, Caranã, Cauamé, Cinturão Verde, Centenário, Hélio Campos, Jardim Caranã, Jardim Floresta, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Liberdade, Nova Canaã, Nova Cidade, Olímpico, Paraviana, Pintolândia, Pricumã, Raiar do Sol, Tancredo Neves, São Vicente, Silvio Botelho e União.
Compõem a 4ª Etapa os bairros Araceli Souto Maior, Asa Branca, Bela Vista, Buritis, Caimbé, Cambará, Centenário, Cinturão Verde, Hélio Campos, Jardim Caranã, Jardim Floresta, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Nova Canaã, Nova Cidade, Olímpico, Pintolândia, Raiar do Sol, São Vicente, Silvio Botelho, Tancredo Neves, e União.

Nesta etapa, os bairros Bela Vista, Nova Cidade e Raiar do Sol, com rede de mais de 20 mil metros de esgoto, já estão com quase 80% da obra concluída. No bairro Tancredo Neves os trabalhos já chegam a quase 60% do total. No Jardim Caranã e União são quase 30 mil metros de rede e os serviços estão com mais de 45% concluídos. Outro bairro onde as obras estão em estágio bem avançado é no Araceli, aonde a rede chega a quase 24 mil metros e os serviços já alcançam os 43%.

saneamento4A 5ª Etapa engloba os bairros Asa Branca, Alvorada, Bela Vista, Cambará, Equatorial, Joquei Clube, Nova Canaã, Nova Cidade, Raiar do Sol e Silvio Leite.

Nessa região, nos bairros Alvorada, Equatorial e Nova Canaã, cuja rede chega a quase 65 mil metros de esgoto, as obras já chegam a quase 75% concluídas. No Nova Cidade, com 7.412,75 metros de rede, o percentual já feito chega a quase 80%. Nos demais bairros as obras devem começar em breve.

A dona de casa Terezinha de Jesus da Silva, moradora da Travessa 19, no Jardim Caranã, afirma que as obras de saneamento chegam para beneficiar a população e melhorar também a saúde e qualidade de vida das pessoas. “Melhora tudo. Antes a gente tinha de derramar água na rua e os vizinhos vinham reclamar. Agora, a água vai correr e a gente nem vai ver. A poeira prejudica um pouco, mas a gente joga uma água, cobre as coisas dentro de casa e tudo se resolve”, disse.

Qualidade de vida

Conforme dados da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Boa Vista já tem 58% de cobertura de rede de esgoto, chegando a 36 mil imóveis interligados ao sistema. Um detalhe importante é que 100% do esgoto de Boa Vista recebe tratamento, o que elimina os riscos de contaminação dos rios e igarapés da cidade.

Existem ainda muitos imóveis que, embora já tenha sido liberada a interligação ao sistema da rede coletora, ainda permanecem com o sistema de fossas. A expectativa é que, após a conclusão das obras de saneamento da cidade, todos os domicílios sejam interligados, eliminando esse tipo de acúmulo de esgoto.

O secretário da Seinf, Flamarion Portela, destaca que essa é mais uma obra relevante, que estava pendente quando a governadora Suely Campos assumiu o governo. Ela reuniu-se com representantes da Caixa econômica Federal, que é financiadora do projeto, e os trabalhos foram retomados em ritmo satisfatório.

O saneamento básico significa, acima de tudo, bem estar, qualidade de vida. É um dos indicadores que eleva o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de qualquer cidade, pelo que ela oportuniza aos seus habitantes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que, a cada dólar investido no saneamento básico, se economiza quatro dólares na saúde.

“Eu costumo repetir o que dizem os maiores estudiosos da política brasileira dizem que, somente os governantes comprometidos com a qualidade de vida de seu povo, investem em obras enterradas, como o saneamento básico. E assim tem feito a governadora Suely Campos”, afirma.

saneamento3De acordo com Portela, a expectativa é que, em 2017, toda a obra da quarta e quinta etapas do esgotamento sanitário seja concluída e entregue à sociedade. Além disso, o Estado continuará atuando junto ao Governo Federal, para conseguir recursos a serem aplicados na execução da sexta etapa, para atingir uma cobertura total de rede de esgoto de Boa Vista.

“Este ano, a senadora Ângela Portela, elaborou emenda de bancada para esgotamento sanitário para que, após a liberação dos recursos, seja iniciada a sexta etapa. É com esse esforço conjunto que nós vamos deixar Boa Vista como referência em saneamento dentro todas as capitais do Norte do Brasil”, destacou.

Calçadas e Asfalto

A Seinf esclarece à população que, a reconstrução de calçadas e asfalto nos bairros onde estão sendo executadas as obras de esgoto, é feita tão logo é encerrado o trabalho de implantação da rede coletora e ligação predial da mesma, por equipes da própria empresa responsável pelos serviços.

Gilvan Costa

 

 

Deixe uma resposta