Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra raiva

Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra raiva

População deve levar seus animais para tomar a vacina antirrábica - Foto: Reynesson DamascenoA Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância e Controle de Zoonoses, promove neste sábado, 6, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. O objetivo é promover a prevenção à raiva eliminando a circulação da variante do vírus rábico. 

A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos no município, estimada em 25.192 animais. No Dia D, serão disponibilizados 45 postos de vacinação, entre escolas, unidades básicas de saúde distribuídas na capital e no Centro de Zoonoses, das 8h às 17hs.

“É muito importante que a população colabore com a equipe de Vigilância e Controle de Zoonoses, levando seu animal de estimação para vacinar. Para evitar qualquer incidente, é importante que os animais tenham coleira, guia e focinheira”, explicou a superintendente de vigilância em saúde, Débora Soares. 

A doença 

A raiva é uma zoonose, de origem viral, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pelo vírus rábico e pode levar a morte. A transmissão ocorre com a penetração do vírus, presente na saliva ou mucosa, pela mordedura, arranhadura e lambedura de ferimentos ou mucosas de animais com vírus. 

O animal doente apresenta comportamentos de agressividade, dificuldade de engolir, busca lugares escuros e tem paralisia dos membros. No homem, os sintomas iniciais da raiva é febre e mal estar.

“Os proprietários são responsáveis pela saúde e bem estar do seu animal de estimação, por isto não deixe seu cão solto na rua, ele pode ser atropelado, causar acidentes ou ser atacado por outro animal”, alertou Débora.

 

 

 

Deixe uma resposta