Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Roraima receberá estudo para implantação de energia solar em municípios

Roraima receberá estudo para implantação de energia solar em municípios

Intenção é analisar custos e benefícios, além de fazer um levantamento de quais municípios e comunidades podem receber os dispositivos – Fotos: Fernando Oliveira

Roraima está prestes a passar por uma grande mudança na geração de energia elétrica. Desde a semana passada, sócios e pesquisadores da empresa Prospeer visitam o Estado com a intenção de instalar o sistema de energia solar fotovoltaica nos municípios e comunidades mais distantes do Estado.

Suely Campos destacou que esse tipo de tecnologia já é amplamente utilizado no mundo todo. “A empresa possui vasta experiência na aplicação dessa tecnologia, tendo implantado com sucesso esses dispositivos em países da África, principalmente em comunidades onde levar a energia elétrica convencional é inviável. A nossa intenção é ver como essa tecnologia pode ser aplicada em Roraima, beneficiando os municípios do interior e principalmente as comunidades mais distantes”, disse.

A pedido da governadora, nesta sexta-feira (7), uma reunião entre secretários de governo e sócios da empresa Prospeer foi realizada, com a intenção de estudar e analisar custos e melhorias, além de fazer um levantamento de quais municípios e comunidades sofrem de maior carência de energia elétrica em Roraima.

Na reunião, o coordenador geral de energia e desenvolvimento sustentável do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Gustavo Sabóia Fontenele, ressaltou que está no Estado com a intenção de contribuir com discussões e levantamentos, junto ao governo do Estado, do que se pode ser feito para essa implantação o mais rápido possível. O trabalho será realizado por meio de um acordo de cooperação entre Estado e Municípios.

Um dos sócios da Prospeer, Antônio Sousa, disse o quanto está empolgado para a execução do projeto e Roraima. “Nossa maior preocupação é alcançar as comunidades mais carentes e os municípios fronteiriços, que é o caso de Pacaraima. Ficamos muito felizes com a preocupação que a governadora tem em melhorar a qualidade de vida da população. Já estamos em conversação e esperamos colocar o projeto em pratica em breve”, explicou.

O presidente do Iact (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação), Marcelo Nunes, enfatizou algumas das melhorias que a instalação da fotovoltaica trará para Roraima. “O sistema traz uma série de vantagens, começando pela economia. Num teste feito em uma praça de Pacaraima, substituímos 19 postes de iluminação convencional, por apenas um com essa tecnologia, capaz de iluminar a mesma área. Sem contar que essa é um dispositivo ecológico e eficiente”, enfatizou.

Em Pacaraima, o experimento foi realizado com 100% de aprovação do governo, do prefeito, vereadores e da comunidade. “Estamos todos satisfeitos com o resultado. Sabemos que temos capacidade para trabalhar com a energia fotovoltaica e isso trará benefícios diretamente ligados à população”, disse Nunes.

Energia Fotovoltaica

É uma tecnologia 100% comprovada. Um dos grandes avanços da energia elétrica produzida a partir de luz solar, e que ela pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Andrielly Lima

 

Deixe uma resposta