Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Roraima promove intercâmbio educacional com EUA

Roraima promove intercâmbio educacional com EUA

De 5 a 8 de agosto, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto realiza o IV Seminário Internacional Brasil/Estados Unidos de Intercâmbio de diretores escolares do Prêmio Gestão Escolar – Edição 2014. A ação, que será no auditório da SEED a partir das 14h, contará com a presença da gestora Andrea Marie, do Distrito Escolar Highland Falls – Fort Monttgomery Central, de Nova Iorque (EUA).

Andrea Marie ficará no Estado durante uma semana, período no qual participará de encontros, reuniões, visitas em escolas, à sede da SEED e participará do um seminário juntamente com os gestores escolares estaduais.

Na abertura, a diretora da Assessoria de Planejamento (ASSPPLAN), Gildete Araújo irá apresentar um panorama da Educação no Estado de Roraima. Na quarta-feira, 6, a gestora irá visitar a Escola Estadual Mario David Andreazza, destaque 2013 no Prêmio Gestão Escolar (PGE). A visita será a partir das 7h30.

A gestora americana irá conhecer todos os projetos e ações desenvolvidos, além de vivenciar um pouco a rotina da Escola Mário David Andreazza. Também haverá algumas apresentações culturais. Pela parte da noite haverá um encontro pedagógico.

Seguindo o roteiro de visita em Roraima, a gestora Andrea Marie conhecerá na quinta-feira, 7, a Escola Estadual Francisca Élzika, segunda colocada no PGE 2013. A visita será das 7h30 às 12 horas. Pela parte da tarde, das 14h às 16 horas, a gestora americana, que é Diretora de Inovação e Tecnologias Internacional, conhecerá a plataforma da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR).

Já na sexta-feira, 8, das 7h30 às 9h, está agendada uma visita à Escola Municipal Martinha Thury, que ficou em terceiro lugar no PGE 2013. E, encerrando a programação das atividades, pela parte da tarde, das 14h às 18 horas, será realizado o IV Seminário Internacional de Diretores Escolares.

O evento será no auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Neste dia, Andrea Marie ministrará uma palestra como o tema “Construindo a capacitação e desenvolvimento de professores líderes usando a tecnologia para criar oportunidades profissionais de aprendizado”.

“Esse evento é uma excelente oportunidade para a troca de experiência entre os gestores escolares, para socializar dificuldades, avanços, de forma a colaborar com o processo educacional como um todo”, destacou Geruzia Macedo, da coordenação estadual do PGE.

Todas as atividades do intercâmbio serão coordenadas pelo Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (DEPE) da SEED, setor que também coordena o PGE no Estado. A gestora americana Adrea Marie estará acompanhada do intérprete oficial do Intercâmbio, Vitor Gomes (técnico do DEPE), que a auxiliará no processo de comunicação e integração local.

 

No ano passado, Edilma Ribeiro, gestora da Escola Estadual Mário David Andreazza (Destaque Nacional no PGE 2013), participou deste mesmo intercâmbio nos EUA. Ela teve a oportunidade de conhecer o sistema educacional de Nova Iorque, visitou três escolas, participou de reuniões com gestores escolares e seminários.

egundo a gestora foi uma grande experiência profissional. “O momento mais marcante pra mim foi quando tive a oportunidade de falar sobre Roraima, nossas escolas, nosso sistema educacional e apresentar um pouco sobre nossa história”, disse Edilma.

Em anos anteriores, outros gestores da rede estadual de ensino também tiveram a oportunidade de fazer o intercâmbio nos EUA. Em 2010, o gestor José de Souza, da Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira, do município de Alto Alegre foi quem viajou.

Em 2011, foi a gestora Nádia Santos da Escola Princesa Isabel e em 2012, a gestora Aurilene de Freitas Santos, da Escola Lobo D’Almada. Nos três últimos anos, o Estado de Roraima ganhou destaque no cenário nacional, pois por três vezes consecutivas, as escolas estaduais ficaram entre as seis finalistas no PGE.

O Intercâmbio Brasil/EUA faz parte da premiação do Prêmio Gestão Escolar (PGE), e é uma iniciativa Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; Instituto Educação; Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Mágida Azulay Khatab

Deixe uma resposta