Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Resíduos Sólidos: Prefeitura apresenta resultados finais do Plano

Resíduos Sólidos: Prefeitura apresenta resultados finais do Plano

Aterro Sanitário – Fotos: Fernando Teixeira

A Prefeitura de Boa Vista está dando continuidade à efetivação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que segue com amplo processo de mobilização e participação social. Agora, as discussões chegam à fase das audiências públicas para apresentação final do plano, por isso, a participação da população é fundamental para a melhoria dos serviços de tratamento dos resíduos sólidos no município.

Os encontros ocorrerão na próxima semana. O primeiro no dia 28, às 19h, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), localizado na avenida Glaycon de Paiva 1778, bairro Mecejana. O segundo, no dia 29, às 19h, no Auditório do Palácio 9 de Julho, localizado na rua General Penha Brasil, bairro São Francisco. A terceira audiência pública será no dia 30, às 19h, no Auditório do Família Que Acolhe, na rua Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia.

De acordo com o secretário Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Daniel Peixoto, o plano foi ajustado e incluídas todas as sugestões e propostas feitas pela população e representantes de instituições e entidades durante as consultas públicas feitas em janeiro.

“Nesta fase, é importante que todos participem novamente para avaliar as propostas e até sugerirem novas alterações. A intenção é que todos contribuam para a construção de uma política pública de resíduo sólido eficiente e ajudem a prefeitura a construir uma cidade cada vez melhor”, disse.

A proposta de implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos engloba a geração de emprego, renda, empreendedorismo e preservação do meio ambiente.

Reunião plano de resíduos sólidos na Fier – Foto: Jackson Souza

Discussões

A primeira etapa das discussões contou com a participação de representantes da Prefeitura de Boa Vista, da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Ministério Público, Universidade Federal de Roraima, conselhos municipais da Saúde, Meio Ambiente e Cidades e outras instituições públicas e privadas, ambientalistas e empresários que conheceram o diagnóstico e os cenários futuros dos resíduos sólidos na capital.

Foram 15 consultas públicas no total, nas quais foram ouvidos os moradores de todas as áreas de Boa Vista, que contribuíram com sugestões e propostas. Na ocasião, também foram abordadas questões educativas e de conscientização. A primeira etapa tratou da responsabilidade de cada um no processo, na destinação correta do lixo que é produzido em casa.

O Plano

O plano de Resíduos Sólidos contempla a construção de um novo aterro sanitário na capital, a redução do volume de resíduos gerados, a implantação de reciclagem aliada a mecanismos de coleta seletiva com inclusão social de catadores e a extinção dos lixões. O município está obedecendo todos os prazos legais estipulados pelo Governo Federal dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para implantação de novos meios de destinação do lixo. A data limite é dia 31 de julho de 2018.

Cronograma de audiências públicas:

28/03 – terça-feira
Horário: 19h
Local: Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), avenida Glaycon de Paiva 1778, bairro Mecejana

29/03 – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Palácio 9 de Julho, rua General Penha Brasil, bairro São Francisco

30/03 – quinta-feira
Horário: 19h,
Local: Auditório do Família Que Acolhe, rua Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia

Shirléia Rios

 

Deixe uma resposta