Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Relatório quadrimestral da saúde é apresentado na ALE-RR

Relatório quadrimestral da saúde é apresentado na ALE-RR

Relatório foi apresentado à Comissão de Saúde da Casa pelo Secretário Alysson Lins - Foto: Hisraufre EmilianoNa manhã desta terça-feira, 12, a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desportos e Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) esteve reunida com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima (Sesau/RR) para debater pontos do relatório do 1º quadrimestre de investimentos da saúde do ano de 2014, apresentado pelo Secretário Alysson Bruno Lins. Estiveram presentes os deputados Joaquim Ruiz (PTN), Zé Reinaldo (PSDB), George Melo (PSDC) e Soldado Sampaio (PCdoB).

De acordo com Ruiz, presidente da Comissão, a reunião foi proveitosa. “Ficou claro que a nova equipe da Sesau, dentro das limitações orçamentárias, está querendo acertar e mostrar que é possível mudar. Mas alguns pontos desse orçamento devem ser revistos. É preciso fazer um redimensionamento e alguns ajustes na saúde pública, é preciso rever a saúde preventiva, que é de responsabilidade dos municípios, e assim melhorar a alta e média complexidade”, disse.

Ruiz destacou que, acima de tudo, é preciso melhorar a qualidade dos cursos. “O curso de medicina será implantado em 2015 e transformando o Hospital das Clínicas em Hospital Universitário, conseguiremos melhorias em outros cursos como biologia, química e enfermagem”, ressaltou.

O parlamentar falou ainda sobre os recursos públicos voltados para a área da saúde. “Com o recurso público que recebe, não dá para gerir a saúde do Estado com qualidade. O governo brasileiro precisa rever os investimentos que faz na saúde. Os presidentes de comissões de todos os estados lutaram muito para que prevalecesse 10% da receita corrente líquida para a saúde pública do Brasil e infelizmente não conseguimos devido ao forte lobby da iniciativa privada”, comentou.

Ruiz destacou a importância da realização de audiências públicas como essa. “É obrigação do Estado fazer o balanço quadrimestral e é dever da ALE-RR cobrar e informar à população o que está sendo feito com o dinheiro público voltado para a saúde. Os órgãos fiscalizadores, que tanto cobram ações efetivas da Assembleia Legislativa, foram convidados e sequer mandaram representantes”, disse o parlamentar.

De acordo com o Secretário de Saúde Alysson Lins, foi apresentado o relatório referente aos investimentos feitos na saúde no 1º quadrimestre. “Este relatório é uma exigência da Comissão de Saúde da ALE-RR e atende a Lei Complementar 141/2012, segundo a qual a prestação de contas da saúde deve ser apresentada para a população na Casa legislativa”.

Segundo Alysson, foi apresentado todo o investimento feito de janeiro a abril, período em que se abriu o orçamento de 2014. “Foram liquidados aproximadamente 109 milhões em pagamentos de pessoal e fornecedores. A prestação de contas que irá contemplar este período e o restante da gestão deverá ser feita no início de 2015”, disse.

Questionado a respeito da crise de medicamentos no Estado, Alysson destacou que a maior dificuldade quanto ao abastecimento de medicamentos está sendo sanada. “Estamos recuperando crédito com fornecedores locais e nacionais. Ontem foi finalizado um contrato emergencial de medicamentos que deve ser assinado nesta quarta-feira. Os medicamentos devem suprir as necessidades até o mês de janeiro”, finalizou.

 

 

 

Deixe uma resposta