Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Relatório final do Plano de Resíduos Sólidos será apresentado a partir desta terça-feira

Relatório final do Plano de Resíduos Sólidos será apresentado a partir desta terça-feira

CCTI – Foto: Eduardo Andrade

A partir desta terça-feira, 28, até o dia 30 deste mês, serão promovidas três audiências públicas para apresentar o relatório final do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, já com as sugestões e propostas feitas pela população, instituições e entidades durante as consultas públicas feitas em janeiro. A primeira audiência pública será no de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), avenida Glaycon de Paiva 1778, bairro Mecejana, a partir das 19h.

A Prefeitura de Boa Vista segue mobilizando a sociedade para participar das discussões que servirão de base para a efetivação do plano e a participação da população é fundamental para a melhoria dos serviços de tratamento dos resíduos sólidos no município. O Plano Municipal contempla a construção de um novo aterro sanitário na capital, a redução do volume de resíduos gerados, a implantação de reciclagem aliada a mecanismos de coleta seletiva e a extinção dos lixões.

O plano engloba também a geração de emprego, renda, empreendedorismo e preservação do meio ambiente. O município está obedecendo todos os prazos legais estipulados pelo Governo Federal dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para implantação de novos meios de destinação do lixo. A data limite é dia 31 de julho de 2018.

Primeira etapa

Nas consultas públicas participaram representantes da Prefeitura de Boa Vista, da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Ministério Público, Universidade Federal de Roraima, conselhos municipais da Saúde, Meio Ambiente e Cidades e outras instituições públicas e privadas, ambientalistas e empresários que conheceram o diagnóstico e os cenários futuros dos resíduos sólidos na capital.

Foram 15 consultas públicas no total, nas quais foram ouvidos os moradores de todas as áreas de Boa Vista, que contribuíram com sugestões e propostas. Na ocasião, também foram abordadas questões educativas e de conscientização. A primeira etapa tratou da responsabilidade de cada um no processo, na destinação correta do lixo que é produzido em casa.

Cronograma de audiências públicas:

28/03 – terça-feira
Horário: 19h
Local: Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), avenida Glaycon de Paiva 1778, bairro Mecejana

29/03 – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Palácio 9 de Julho, rua General Penha Brasil, bairro São Francisco

30/03 – quinta-feira
Horário: 19h,
Local: Auditório do Família Que Acolhe, rua Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia

Ceiça Chaves

Deixe uma resposta