Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Quadrilha Junina lança CD com músicas sobre lendas e mitos de Roraima

Quadrilha Junina lança CD com músicas sobre lendas e mitos de Roraima

O grupo percebeu que não existiam músicas falando das lendas e mitos de Roraima que pudessem trabalhar numa temática de festa junina - Foto: DivulgaçãoCom o tema “Na divisa dos hemisférios, mitos cruzam a tradição. As lendas viram braseiras, incendeiam as fogueiras de Antonio, Pedro e João”, o grupo folclórico quadrilha junina Arrasta Pé lança oficialmente o seu CD com repertório próprio para as festas juninas deste ano.

Segundo o Coordenador de Quadra, Hélio Nascimento, a Quadrilha Junina Arrasta Pé, busca uma identidade mais regionalizada e trás para o tablado do “Boa Vista Junina” deste ano , algumas lendas e mitos do Estado de Roraima. “Desta forma estamos contribuindo para que cada vez mais a população roraimense saiba das riquezas culturais de nossa terra”, disse.

No caldeirão cultural a “tribo guerreira”, apaixonada pelas festas juninas, segundo a Arrasta Pé, estará se apresentando, retratando o amor entre Makunaima e TeYoma. “Neste grande arrasta pé da terra, teremos a participação da Boiúna, do Curupira, entre outros convidados”, destaca Nascimento.

A quadrilha trás uma inovação com um repertório musical próprio feito especialmente para sua apresentação. O CD contém 08 faixas, sendo que sete são inéditas. “Estamos regravando novamente a música “No calor dessa fogueira, venha ser meu par” que foi escolhida pelo júri como a melhor música do grupo e acesso do Boa Vista Junina do ano passado”, ressaltou.

Para o presidente do grupo, Jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, a reprodução de um CD com as músicas da quadrilha é um grande registro musical para a cultura popular roraimense. Ele salienta que o próximo passo é fazer todo o registro dos direitos autorais.

“Percebemos que não existia músicas falando de nossas lendas ou de nossos mitos. Esse cd poderá ser bastante útil nas escolas do Estado. Estamos valorizando os nossos músicos, cantores e integrantes do próprio grupo que também fazem parte deste CD, seja com suas melodias ou letras”, disse Thadeu.

A quadrilha Junina Arrasta Pé se apresenta no dia 22 de junho, domingo, no Boa Vista Junina fazendo parte do Grupo Especial.

As letras são de : Beto Basílio, Hélio Nascimento, Miranda de Aquino, Marcos França e Irlan Guimarães. Os músicos participantes são : Dejany Bastos, Rainei Prestes, Lu Soares e Irlan Guimarães.

Histórico do grupo

O Grupo Folclórico Arrasta Pé, fundado em 28 de fevereiro de 2004, com o nome de Associação Folclórica Zé na Roça com 18 de junho de 2011 teve a sua razão social mudada para Arrasta Pé. Com sua sede provisória na Rua Recife n? 118 – Bairro Nova Cidade, CEP: 69.316-248, no município de Boa Vista – RR é uma associativa de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter social e cultural, que atualmente tem como presidente o jornalista e professor Paulo Thadeu Franco das Neves. Possui dentro de seus objetivos, a difusão e o acesso à cultura popular a todas as faixas sociais, não só do estado de Roraima bem como do Brasil. Vem realizando em suas atividades diversas ações para a inclusão sociocultural de todo e qualquer cidadão roraimense, inclusive aos de baixa renda, para que dessa forma consigam ocupar seu tempo ocioso de uma forma alegre e saudável. O grupo atualmente ensaia na quadra da escola estadual “América Sarmento”, no bairro Pintolândia.

No ano de 2013, a quadrilha junina foi a campeã do Boa Vista Junina do Grupo de Acesso, tendo ganho ainda o troféu de melhor música e quadrilha simpatia. Em 2014, a quadrilha junina Arrasta Pé, dança pela primeira vez no grupo especial e trás o tema: “Na divisa dos hemisférios, mitos cruzam a tradição. As lendas viram braseiras, incendeiam as fogueiras de Antonio, Pedro e João”.

Música Tema 2014

Forró Mitológico

Música e Letra de Miranda de Aquino

Anauá Anauá Anauê começou a brincadeira

Makunaima já mandou, eu acendi a fogueira

Lá no Vale dos cristais no belo Monte Roraima

A lua alumiou e o meu forró ecoou na serra de Pacaraima

E o meu forró ecoou na Serra de Pacaraima.

Aqui no Hemisfério norte, mitos cruzam a tradição

No Arrasta Pé da terra com forró, xote e baião

BIS – As lendas viram braseiras, incendeiam as fogueiras

De Antonio, Pedro e João.

Nessa noite Parixara é forró ocidental

Aquecendo a lua cheia do povo setentrional

Ao sair do “Centro Cívico” vamos continuar

Pulando nossa fogueira

Bis – E dançando a noite inteeeira no “Parque Anauá”.

 

 

 

Deixe uma resposta