Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | PSE: Prazo de adesão encerra nesta sexta-feira

PSE: Prazo de adesão encerra nesta sexta-feira

Municípios têm até hoje para fazer a adesão ao Programa Saúde na Escola - Foto: Ascom/SesauO prazo de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Ministério da Saúde, em 2007, para reforçar ações de saúde entre jovens estudantes em todo o país, termina nesta sexta-feira, 6. Em Roraima, 99% dos municípios já efetivaram a adesão ao programa.

Segundo a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Adolescente Jovem (Napaj), Andressa Lima Medeiros, as ações do PSE são coordenadas pelo Núcleo  e a proposta do Ministério é reforçar a saúde dos jovens, nas escolas públicas da capital e do interior. “O Ministério da Saúde pretende através das coordenações estaduais e municipais, criar no contexto escolar o hábito da prevenção às doenças, de forma que os jovens em idade escolar possam, através das ações do PSE, ter a oportunidade de obter informações, tirar dúvidas e fazer parte do processo de fortalecimento das atividades de saúde no meio escolar. Nesse sentido o planejamento é voltado para a orientação aos adolescentes jovens em relação à transmissão de doenças, contaminação, prevenção e tratamento” esclareceu.

Após a prorrogação do período que terminaria no último dia 15 de maio, quase todos os municípios que ainda estavam pendentes, efetivaram o processo, totalizando 99% de adesão em todo o Estado. O prazo encerra nesta sexta-feira (6). 

Por meio do PSE, o governo federal pretende fortalecer a articulação entre a rede escolar e a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Por isso em Roraima, assim como nas outras regiões do país, após o encerramento do prazo de adesão será iniciado o planejamento das ações a serem desenvolvidas.

Conforme a gerente, a proposta é firmar uma parceria entre as unidades de saúde e educação, para que através dessa articulação possa integrar ao planejamento educacional as ações de saúde. “E com isso combater com maior amplitude e eficácia as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos jovens da rede pública. Nesse contexto estão incluídas visitas aos municípios”, complementou.

Entre as metas do PSE, estão a promoção da saúde, reforçando a prevenção de agravos e o fortalecimento da relação entre as redes públicas  de saúde e de educação, e o fortalecimento nas articulações propostas pelo SUS. “As ações são desenvolvidas em sala de aula, onde os agentes de saúde verificam  como está a caderneta do adolescente, se está em dia, se as vacinas estão regularizadas, se o adolescente já iniciou relação sexual, se está sendo orientado sobre formas de prevenção. Ao final do trabalho pretendemos fortalecer entre os jovens a cultura da prevenção, principalmente em relação às DSTs, além disso fazer com que os estudantes promovam a prevenção e  atenção à saúde, de forma permanente”, salientou.

Acesso

Para efetivar a adesão é preciso acessar o site do Portal do Departamento de Atenção Básica, no link: dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab.“Na internet, o gestor escolar pode preencher o formulário e seguir todos os passos para  efetivar a adesão ao programa”, finalizou.

 

 

Deixe uma resposta