Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Provinha Brasil: alunos da rede municipal passam por Avaliação

Provinha Brasil: alunos da rede municipal passam por Avaliação

Alunos de 5º ano e 9º ano farão a avaliação - Foto: Vitória Barreto

Alunos de 5º ano e 9º ano farão a avaliação – Foto: Vitória Barreto

Eles estão finalizando o ensino fundamental, mas já passam por avaliações como se estivessem concluindo o ensino médio. Isso mesmo! Cerca de quatro mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental devem fazer os exames da Prova Brasil no período de 9 a 17 de novembro. Na rede municipal, são 37 escolas mobilizadas para aplicação do certame. A Prefeitura de Boa Vista se empenha para preparar o estudante para a vida acadêmica e acredita que o teste é uma ferramenta importante.

A Prova é uma avaliação que envolve os alunos de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede municipal, estadual e federal. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica do país, contribuindo para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola.

Além disso, serve para subsidiar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. De acordo com o resultado divulgado em 2014, referente ao Ciclo 2013, Boa Vista ultrapassou a meta de qualidade fixada para 2021 para todo o país.

A Escola Municipal Edsonina de Barros Villa se destacou com a nota 6,6 superando a meta prevista para 2021, que é de 6,4. Das 35 unidades avaliadas, a maioria ultrapassou as expectativas: notas como 6,2; 6,0 e 5,9 aparecem mais de uma vez na lista de escolas municipais. Para a gestora da Escola Municipal Valdemarina Normando Nogueira, Maria Rodrigues, o principal objetivo da rede municipal é sanar o deficit de aprendizagem das crianças.

“Ano que vem esses alunos avaliados estarão nas escolas estaduais E lá é uma outra realidade. Durante todo ano letivo, preparamos eles para que hoje pudessem fazer essa avaliação de forma tranquila. Na questão de aprendizagem, as nossas crianças a cada dia vem superando as nossas expectativas”, frisou a gestora.

São aplicados dois testes: de Língua Portuguesa e Matemática. O caderno de questões contém dois blocos e o aluno tem 25 minutos para responder cada bloco, 20 minutos para preencher o cartão-resposta e 30 minutos para responder ao questionário, que é aplicado aos alunos após a conclusão das provas. Outros dois questionários também são aplicados aos gestores e professores de sala de aula. A duração da prova é de aproximadamente 2h30, sem intervalo.

Para este ano de 2015, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP, contratou as instituições aplicadoras Fundação Cesgranrio, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)/Cespe e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para realizar a aplicação, processamento e análise de resultados das avaliações que compõem o SAEB.

Os resultados são apresentados em intervalos de proficiência. Cada escola recebe a distribuição dos seus alunos por intervalo e é capaz de identificar quais habilidades os alunos provavelmente dominam e quais ainda precisam desenvolver. Estas informações podem servir para que o professor desenvolva atividades que possam auxiliar na aquisição das habilidades necessárias.

Ceiça Chaves

 

Deixe uma resposta