Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Projeto prevê a prevenção às doenças ocupacionais de professores da rede municipal

Projeto prevê a prevenção às doenças ocupacionais de professores da rede municipal

Projeto é do vereador Manoel Neves - Foto: Ascom/CMBV

Projeto é do vereador Manoel Neves – Foto: Ascom/CMBV

Encontra-se também tramitando na Casa o projeto  de nº 074, que institui a política municipal de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede municipal de ensino.
O projeto está em análise pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, presidida pelo vereador Mário César, tendo na vice-presidência o Guarda Alexandre e membro Flávio do Padre Cícero.Segundo o vereador Manoel Neves, a atividade exercida pelos profissionais de educação, dada as atuais condições de trabalho, circunstâncias sob as quais os docentes mobilizam as capacidades físicas, cognitivas e afetivas, pode gerar sobre-esforços ou hipersolicitação das funções psico- fisiológicos.

“Caso não ocorra tempo de recuperação ou não sejam gerenciados, os sintomas clínicos que explicam os índices de afastamento de trabalho por transtornos mentais são estabelecidos”, afirmou.

Política municipal

Pelo projeto, fica instituída a política municipal de prevenção às doenças ocupacionais que acometem docentes e demais profissionais da educação. São classificadas como doenças ocupacionais, problemas da coluna, alérgicos, oftalmológicos, voz e todas de cunho emocional.

A política instituída visa informar e esclarecer os professores e profissionais da área de educação sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional.
Além disso, tem a finalidade de orientar sobre os métodos e formas preventivas de combate aos referidos males e encaminhar o profissional enfermo para o adequado tratamento das moléstias de que seja vítima em virtude da ocupação.

 

Deixe uma resposta