Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Projeto “Mãos que Falam” atende a portadores de necessidades especiais no Senac

Projeto “Mãos que Falam” atende a portadores de necessidades especiais no Senac

Projeto visa promover a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho de portadores de necessidades especiais - Foto: Ascom/SenacVisando promover a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho de pessoas portadoras de necessidades especiais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac-RR) lançou recentemente o projeto “Mãos que falam”, que teve como primeira ação a abertura do curso Técnicas para Empacotamento de Supermercados, na área de gestão, com a carga horária de 80 horas, programado para iniciar no mês de julho.

Ao término do curso, os alunos concluintes serão encaminhados ao mercado de trabalho, por meio do Banco de Oportunidades do Senac-RR, que tem parceria com empresários da rede de supermercados locais.

Segundo a coordenadora de Promoção e Assistência Social do Senac-RR, Maria Tereza, a idéia do projeto “Mãos que Falam” surgiu da parceria entre o Centro de Atendimento a Pessoa com Surdez e o Senac, para a capacitação dos alunos do Centro para o mercado de trabalho.

“Nas diretrizes do Senac, que possui o Programa de Acessibilidade, é assegurado o ingresso e a permanência de pessoas com deficiência nas ações educacionais da instituição.  E como em nossos diversos cursos, com turmas regulares, temos recebido alunos com deficiência, iniciamos em 2012, ações de sensibilização e capacitação com o quadro técnico, administrativo e pedagógico , com o objetivo de fomentar a discussão da educação inclusiva em nossas ações, além de capacitar o quadro de instrutores para atendimento a esses alunos”, explicou, destacando que o projeto “Mãos que falam” foi apenas mais uma ação, entretanto mais específica, voltada para o público com maior necessidade de acessibilidade.

“A presença de alunos com deficiência em nossas ações educacionais tem crescido e o Senac tem recebido aos alunos , em diversos cursos nas áreas de gestão, saúde, beleza, artes, infomática , gastronomia e idiomas. De maneira que em todas essas áreas temos vivenciado e propiciado o processo da inclusão de pessoas com deficiência em turmas regulares, mas percebemos a necessidade de oferecer algo a mais para este público, lançando então o projeto ‘Mãos que falam’, criado especificamente para as pessoas com necessidades especiais do estado”, destacou.

 

 

 

Deixe uma resposta