Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Programa da TV Universitária apresenta vida e obra de Machado de Assis

Programa da TV Universitária apresenta vida e obra de Machado de Assis

Machado de Assis - Foto: Divulgação

Machado de Assis – Foto: Divulgação

O programa Mestres da Literatura desta semana é sobre Machado de Assis. O programa vai ao ar no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 17 horas, na TV Universitária de Roraima (Canal 2). De um total de 11 episódios, a cada semana, Mestres da Literatura aborda a vida e a obra de um grande escritor brasileiro. Já foram tema da série Rachel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa.
Com duração de 30 minutos, o programa apresenta depoimentos e leituras sobre escritores de diversas épocas e escolas literárias. Está prevista ainda a exibição do último episódio sobre José Lins do Rego.

Machado de Assis

Mulato, Joaquim Maria Machado de Assis é elogiado até hoje por sua capacidade de despertar os sentimentos do leitor com seu olhar aguçado não só para sua intimidade, mas para a intimidade da sociedade brasileira da época. Considerado um dos maiores escritores da História do País, Machado de Assis é autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas, marco do Realismo na literatura brasileira.

O episódio conta a vida do escritor e as duas fases de sua obra (Romantismo e Realismo), além dos caminhos de sua profissionalização até a fundação da Academia Brasileira de Letras. Também mostra a visão política de Machado de Assis sobre as transformações da sociedade brasileira.

Confira abaixa os temas e datas dos próximos episódios:

Episódio Exibição

Machado de Assis: um mestre na periferia 20/11

José Lins do Rego: o contador de histórias 26/11

Aldenor Pimentel

 

Deixe uma resposta