Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Profissionais de segurança são treinados para operar a unidade móvel do programa “Crack, é possível Vencer”

Profissionais de segurança são treinados para operar a unidade móvel do programa “Crack, é possível Vencer”

Capacitação encerrou nesta quinta-feira - Foto: Dedson MachadoDezenove  profissionais de Segurança Pública passaram por treinamento para operar a unidade móvel do programa “Crack, é possível vencer”, que aconteceu desde quarta-feira, 16, e encerrou nesta quinta-feira,17, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS). O Treinamento foi ministrado pelo Analista de Tecnologia da Informação (TI) Breno Costa, da empresa Comil que ganhou a licitação.

O programa “Crack é possível vencer” pretende realizar o fortalecimento da segurança pública, com ações preventivas nas escolas e o atendimento em saúde e assistência social, voltados ao cuidado e tratamento de dependentes químicos na cidade de Boa Vista.

De acordo com informações  da diretora do Departamento de Cidadania, da Secretaria de Segurança Pública (SESP), Hênua Patrícia, os profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal tiveram um total de 20 horas aula, quando puderam adquirir conhecimento sobre a infraestrutura básica do micro-ônibus, procedimentos de segurança e como manusear os equipamentos instalados na unidade móvel.

Ela informa que o micro-ônibus é de uso do programa “Crack, é possível vencer”, lançado pelo Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas.

“Esses profissionais receberam instruções sobre como operacionalizar a unidade móvel que foi customizada e tem uma estrutura que dispõe de gabinete para atendimento, banheiro, copa e câmeras de monitoramento. A unidade vai dar suporte nas ações do programa Crack, é possível vencer”, esclarece.

Segundo ela, o programa tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação, sendo coordenado pela SESP”, disse.

O programa Crack, é possível vencer vem sendo implementado em Boa Vista por fases e é baseado nos eixos da prevenção, o cuidado e autoridade. Profissionais do Sistema de Segurança e de Saúde já passaram por treinamentos e estão sendo discutidas agora as formas de prevenção a serem aplicadas no Estado, por meio do programa.

O Programa

Para assegurar a articulação das ações do programa Crack, é possível vencer, em junho foi criado em Roraima, o Comitê Gestor Estadual que será responsável pelo planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações do programa. O comitê gestor é coordenado pelo secretário de Segurança, Amadeu Soares e composto por representantes da Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Educação e Desportos (SEED), Delegacia Geral de Polícia (DG), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiro Militar (CBM) e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito.

 

 

 

Deixe uma resposta