Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Profissionais de Segurança Pública terão atendimento de saúde e biopsicossocial

Profissionais de Segurança Pública terão atendimento de saúde e biopsicossocial

Atendimento à saúde, psicológico, orientação nutricional, ginástica laboral, fisioterapia e até orientação financeira são parte dos benefícios que serão ofertados aos profissionais do Sistema Segurança Pública de Roraima com a implantação do Centro de Qualidade de Vida (CQV), uma unidade de atendimento de saúde e biopsicossocial. A inauguração acontece nesta quinta-feira, 29, às 10h, pelo governador Chico Rodrigues, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago.

No ano de 2008, dentre os oito estados da federação escolhidos pelo Ministério da Justiça para a implantação dos Núcleos de Gerenciamento de Estresse, Roraima foi um dos escolhidos e reconheceu a importância de um trabalho voltado à qualidade de vida dos servidores do Sistema de Segurança.

O propósito inicial foi a realização de um diagnóstico do estresse entre os servidores do sistema de segurança pública, que durou um ano.

Após o diagnóstico situacional, várias outras ações com o propósito de conhecer as condições de trabalho dos policiais foram realizadas. O trabalho resultou em uma política de pessoal para a melhoria da qualidade de vida e valorização profissional dos servidores do sistema de segurança pública de Roraima.

Com esse propósito, o Governo de Roraima  instituiu, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), o Centro de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública, por meio do decreto nº 16.222-E, de outubro de 2013, objetivando atender aos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e seus familiares.

O CQV vai atender ainda aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito e Guarda Municipal de Boa Vista.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, o Centro de Qualidade de Vida surge tendo como base a Instrução Normativa nº 01 de 26 de fevereiro de 2010, que é um guia de ações do Programa de Qualidade de Vida.

Ele destaca que a portaria interministerial nº 02 de 15 de dezembro de 2010 estabelece as diretrizes nacionais de promoção e defesa dos direitos humanos dos profissionais de segurança pública. Recentemente, segundo ele, a portaria  nº 136 de 20 de novembro de 2013 da Senasp, instituiu no âmbito da Estratégia Nacional da Fronteira (Enafron) a política de pessoal dos profissionais de segurança pública que atuam na faixa de fronteira.

Núcleo de Saúde

Soares informou que cada Instituição de Segurança terá seu núcleo de saúde e atendimento biopsicossocial, que tem o papel de fazer o primeiro atendimento ao servidor e, conforme a necessidade, encaminhá-lo ao Centro de Qualidade de Vida.
Ele destaca, que a missão principal do CQV é integrar, coordenar, e avaliar  políticas públicas para a qualidade de vida dos profissionais do sistema de segurança com base em quatro pilares: a gestão estratégica de recursos humanos e materiais, o acesso e manutenção da saúde, o suporte ao profissional e à família, e o fortalecimento da imagem institucional.

Serviços

O Centro de Qualidade de Vida juntamente com os Núcleos de Saúde ofertarão vários serviços aos servidores do sistema de segurança pública, tais como: atendimento à saúde, atendimento psicológico, orientação nutricional, orientação financeira, fisioterapia, preparador  físico, ginástica laboral e pesquisas.

O secretário Amadeu Soares destacou que os serviços resultarão em diversos Benefícios para os profissionais, tais como um estilo de vida mais saudável; mudanças de hábitos alimentares saudáveis; combate ao sedentarismo; incentivo a prática de atividades físicas e de ginástica laboral diariamente na rotina de trabalho e redução de afastamento ao trabalho, relacionados às doenças ocupacionais.

“Nossa preocupação é com o bem-estar do servidor. É preciso investir no homem. Agindo assim estaremos trabalhando de forma preventiva”, disse.

Uma das propostas do CQV na área de saúde é a prevenção no surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, colesterol, diabetes entre outros. Ainda o controle do estresse físico e emocional, gerenciando o estresse nos níveis de alerta e resistência, evitando a elevação desses níveis  e o agravamento de sintomas de transtornos  e /ou sofrimentos psíquicos.

“Com toda essa gama de serviço podemos alcançar a melhoria do clima organizacional e aumento da autoestima  dos profissionais das corporações e a valorização do profissional”, disse o secretário.

Parceiros

Para a implantação do Centro de Qualidade de Vida a Sesp tem como parceiros do Programa a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estado de Roraima (UERR), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Faculdades Cathedral, Faculdade Estácio Atual e profissionais voluntários.

 

Deixe uma resposta