Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Professores do Brasl: trabalho desenvolvido na Escola Estadual Tancredo Neves é selecionado em prêmio nacional

Professores do Brasl: trabalho desenvolvido na Escola Estadual Tancredo Neves é selecionado em prêmio nacional

O trabalho foi realizado no ano passado, durante o quarto bimestre letivo - Foto: Ascom/SEEDUm trabalho desenvolvido na disciplina de História com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Tancredo Neves rendeu à instituição reconhecimento no 8° Prêmio Professores do Brasil. Coordenado pela professora Rutemara Florêncio foi um dos 40 selecionados no Brasil.

A professora explicou que desenvolveu a ação no quarto bimestre do ano passado e utilizou a criação, a arte e as novas tecnologias para o ensino da disciplina de História. Os estudantes tiveram que falar sobre as revoltas da primeira República na história do Brasil (período entre os anos de 1889 a 1930), por meio de clips (vídeos) ou dramatizações.

“O resultado foi excelente, os alunos falaram sobre a revolta do Cangaço, Guerra de Canudos, entre outros. O trabalho ficou tão bom que resolvi fazer a inscrição no Prêmio, pois tinha certeza que renderia frutos”, destacou a professora Rutemara.

Desta forma, a docente fez a inscrição, passou pela avaliação e o resultado foi positivo. A atividade foi selecionada na categoria “Temas Livres”, subcategoria “Anos finais”. O Prêmio conta com oito subcategorias e foram selecionados cinco trabalhos por categoria.

Além disso, o trabalho da professora Rutemara está concorrendo ao melhor trabalho de sua categoria. A entrega da premiação e o resultado final serão divulgados em uma cerimônia em São Paulo (SP), no SESC Vila Mariana, no dia 11 de dezembro, às 19 horas. A gestora da unidade, Florismar Peixoto e a professora Rutemara embarcam para a capital paulista no próximo dia 8 de dezembro.

“Essa premiação representa a concretização do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. Este prêmio, além de elevar o conceito de nossa escola também leva os alunos a ver a escola, o professor e a disciplina com outros olhos, o que é muito bom para a comunidade escolar”, destacou Florismar.

Ela reforçou ainda que esta é a primeira vez que o estado de Roraima é selecionado no Prêmio Professores do Brasil. “Em oito edições esta é a primeira vez que Roraima se destaca. Além disso, seremos os únicos representantes de toda a Região Norte”, enfatizou orgulhosa, a gestora.

O Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. No Prêmio, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras e é dividido em três etapas: inscrição, avaliação e premiação.

O prêmio é direcionado aos professores de todos os níveis da Educação Básica da rede pública de ensino e é dividido em duas categorias: “Temas Livres” e “Temas Específicos”. A categoria “Temas Livres” possui quatro subcategorias: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Já a categoria “Temas Específicos”, subdivide-se em Educação Integral,  Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

As premiações variam de R$ 5 mil a R$ 6 mil. Os professores premiados também recebem troféus, certificados e são convidados para participar de programas de televisão como Sala de Professor e Salto para o Futuro da TV Escola.

Além disso, também terão seus trabalhos publicados na Revista TV Escola on line e Portal do Professor, entre outras publicações. As informações gerais sobre o Prêmio Professores do Brasil estão disponíveis no endereço eletrônico premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta