Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Professores da rede estadual participarão de capacitação com profissionais da ONG AKATU

Professores da rede estadual participarão de capacitação com profissionais da ONG AKATU

A intenção é disponibilizar mais uma ferramenta para desenvolver as ações de Educação Ambiental nas escolas - Foto: Ascom/SEEDProfessores da rede estadual de ensino participarão de uma formação continuada ministrada por profissionais do Instituto de Educação Ambiental e Consumo Consciente – ONG AKATU. O evento será nos dias 11 e 12 de agosto no laboratório da Universidade Aberta, sala 323, bloco III da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

“Consumo consciente” será o tema da capacitação que contará com a participação de 200 docentes, entre eles, 50 indígenas. A iniciativa integra as ações de política de formação em Educação Ambiental da Divisão de Educação Ambiental (DIAB) da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED).

No total, serão ministradas quatro oficinas, cada uma com carga horária de 4 horas. Cada professor só poderá participar de uma oficina. As aulas serão ministradas das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. Segundo Tácio Raposo, chefe da DIAB, a realização das oficinas surgiu mediante uma parceria com as redes de Educação Ambiental de outros estados.

“Estamos sempre em contato com as redes de Educação Ambientaç de outros estados, trocando informações e experiências, projetos e atividades. Desta forma, conseguimos contato com a ONG AKATU que também demostrou interesse e desta forma, foi possível ofertar a capacitação aos nossos professores”, destacou Tácio Raposo.

Nas oficinas, os professores receberão orientações sobre como trabalhar os desafios on-line que são realizados pela ONG AKATU por meio do site www.edukatu.org.br. As escolas deverão formar equipes e participar da atividade que é uma espécie de game ambiental.

São circuitos on-line, ou seja, exercícios e atividades que são propostos e conforme a equipe vai cumprindo, vai acumulando pontos. Existe por exemplo, os circutos Terra, Ar e Água. A equipe com maior número de pontos recebe uma premiação da ONG.

Edukatu: rede promove ações para o consumo consciente

Trata-se de uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

O Edukatu estimula os participantes a realizarem atividades por meio de circuitos de aprendizagem. Por meio de uma navegação guiada, a ação é uma experiência inovadora que propõe a solução de desafios de pesquisa e estudo; a comentar e debater com outros internautas; compartilhar suas produções e/ou criações sobre o tema; e promover ações práticas de intervenção nas comunidades escolares envolvidas.

Com os circuitos de aprendizagem e de outras ferramentas interativas, o Edukatu visa ser também um instrumento de mobilização, facilitando o desenvolvimento de uma comunidade de engajamento contínuo em favor do consumo consciente. Nessa rede, cada participante se tornará um disseminador do que aprendeu, ampliando de forma colaborativa o alcance dos debates e intervindo diretamente no dia a dia e nas práticas cotidianas daqueles que o cercam.

 

 

Deixe uma resposta