Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Professor da Uerr lançará livro sobre Terras Rara

Professor da Uerr lançará livro sobre Terras Rara

O professor Ismar Borges de Lima, da Universidade Estadual de Roraima, acaba de assinar um contrato com a Editora ELSEVIER, da Inglaterra, a terceira maior do mundo, para a publicação de um livro sobre “Terras Rara”. Ele será o editor-responsável num trabalho conjunto com Walter Leal Filho, da Universidade de Hamburgo (Alemanha).

O livro de 368 páginas será integralmente em língua inglesa e terá o tema Rare Earths (Terras Rara). “Rare Earths Industry: Technological, Economic and Environmental Implications”. O lançamento da obra está previsto para o primeiro semestre do próximo ano. Ismar é doutor pela University of Waikato (Nova Zelândia), é professor adjunto da UERR e também coordenador do MultiAmazon (Laboratório de Pesquisa na Amazônia).

Os “Terras Rara” tornaram-se na última década, segundo o professor,  uma área estratégica para muitas indústrias, setores e governos no mundo todo. Este tipo de minério é fundamental nas tecnologias de ponta, sejam espaciais, telecomunicações, transportes, satélites, entre tantos outros equipamentos que demandam dos “Terras Rara”.

“Os países líderes na exploração e beneficiamento do minério têm sido a China, Austrália e Estados Unidos. O Brasil possui grandes reservas ainda inexploradas, apresentando grande potencial para este setor. E Roraima possui algumas áreas de enorme potencial para a exploração e exportação dos “terras rara”, cujas pesquisas regionais no Estado e no Amazonas têm ficado a cargo da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), uma autarquia público-privada de pesquisa em mineração”, disse Ismar Lima.

Segundo Ismar os pesquisadores interessados em participar da obra devem enviar resumos e, ou, artigos (em inglês) que, se aprovados, se tornarão capítulos do referido livro. Os colaboradores devem ter trabalhos com foco também em Inovação e Tecnologia, Mineração, Produção e Reciclagem em processos e sistemas vinculados aos Terras Rara.

 

Deixe uma resposta