Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Proerd: estudantes fazem panfletagem em comemoração aos 15 anos do programa

Proerd: estudantes fazem panfletagem em comemoração aos 15 anos do programa

Os estudantes divulgaram as ações do Proerd em Roraima - Foto: Fernando Oliveira

Os estudantes divulgaram as ações do Proerd em Roraima – Foto: Fernando Oliveira

Pelo menos 100 estudantes participaram na manhã desta sexta-feira, dia 27, das atividades comemorativas aos 15 anos de implantação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Roraima. As atividades foram realizadas na avenida capitão Ene Garcez e na quadra poliesportiva do Quartel do Comando Geral da PMRR (Polícia Militar de Roraima).

Logo pela manhã, foi realizada a panfletagem junto aos condutores de veículos, que passavam na frente do Comando. Em seguida houve a apresentação do Canil da PMRR, da Banda de Música e a chegada da mascote do Proerd, o Dare. Depois de cantar os parabéns, os estudantes participaram de corrida de saco, corrida da colher, cabo de guerra, tirolesa e passeio à cavalo.

A estudante Tainá de Azevedo, de 10 anos, participou pela primeira vez do programa e disse ter aprendido muito. “A gente aprende principalmente a dizer não às drogas e à violência. E aprende outras coisas também, a respeitar as pessoas, os amigos e ser um adulto feliz sem fazer coisas erradas” disse.

No primeiro semestre deste ano, 24 escolas estaduais estão recebendo as ações do Proerd. As aulas são ministradas semanalmente a crianças entre nove e 12 anos. O programa também conta com palestras e um curso especial para os responsáveis.

Durante os 15 anos do programa em Roraima, 72.452 estudantes aprenderam como evitar as drogas e a violência. Hoje, crianças portadoras de deficiência auditiva também são inclusas nas turmas do Proerd, graças a professores habilitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Para a coordenadora da Educação Básica da Seed (Secretaria Estadual de Educação), Márcia Helena Lima, o programa enriquece o aprendizado nas escolas. “A escola proporciona o conhecimento científico e o Proerd tem uma contribuição extremamente importante na personalidade do aluno e mostrando-os um caminho mais seguro”, afirmou.

Interior

As aulas do Proerd são ministradas por policiais militares fardados e capacitados para atividade. Durante o curso os alunos aprendem a evitar as drogas e a violência de forma consciente. O programa se fortalece ao integrar as famílias dos alunos, a comunidade escolar e a Polícia Militar.

E o comandante geral da Corporação, coronel Santos Filho, disse que a partir deste ano, o Programa deverá atender também o Interior do Estado. “O trabalho realizado pelos policiais contribui para que o fortalecimento da cidadania e conquista de uma vida melhor para todos. Daí a intenção de levar o programa para as escolas do Interior” afirmou.

Proerd

O Proerd tem como base o programa Dare (Drug Abuse Resistance Education) que foi criado nos EUA (Estados Unidos da América) em 1989 e desenvolvido pelo departamento de polícia de Los Angeles. Em 1992 o programa foi implantado no Brasil pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e em 2000 pela Polícia Militar de Roraima.

Tiana Brazão

 

Deixe uma resposta